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Municípios do Amazonas são alertados por descumprimento de limite de gastos

Por Portal Do Holanda

15/01/2020 13h44 — em
Amazonas



Manaus/AM - As prefeituras de São Sebastião do Uatumã, Codajás, Parintins, Carauari, Itamarati e Silves estão entre os municípios que receberam alertas do Tribunal de Contas do Estado (TCE AM) por descumprirem a legislação sobre gastos com saúde, magistério e educação, conforme publicações no Diário Oficial Eletrônico (DOE) do TCE de terça-feira (14).

De acordo com a legislação vigente, os municípios devem destinar 60% dos recursos ao pagamento de profissionais do magistério, além de investir 25% no desenvolvimento da educação. 

O município de São Sebastião do Uatumã, por exemplo, foi alertado pelo TCE-AM por ter aplicado apenas cerca de 57% na remuneração de professores, enquanto a Prefeitura de Codajás recebeu alerta por utilizar 16% do orçamento para despesas com ensino, percentuais menores do que os estabelecidos pela lei.

O município de Parintins, por sua vez, foi alertado por ter aplicado, entre setembro e outubro, apenas 23% no desenvolvimento da Educação e 55% para pagamento de profissionais do magistério. Já a Prefeitura de Carauari foi alertada por aplicar somente 21% em educação e 55% com remuneração de magistério.

Saúde

Em Itamarati, a prefeitura foi alertada pela Corte de Contas por não aplicar o mínimo de 15% exigido por lei em Saúde. O município, nos meses de julho e agosto, aplicou 14,7% na área, não atingindo o mínimo previsto na legislação.

A Prefeitura de Silves, por sua vez, recebeu três alertas por não atingir a aplicação mínima de recursos em saúde, Educação e pagamento de profissionais do magistério. Dos 60% que deveriam ser aplicados na remuneração de professores, o município aplicou 57% dos recursos; em Educação, a Prefeitura aplicou apenas 16% dos 25% exigidos. Já na saúde, 13% dos recursos foram aplicados, inferior ao mínimo de 15%.

O Tribunal emite alertas com o objetivo de estimular os gestores a resolver as irregularidades antes de terem as contas julgadas, a fim de evitar a reprovação de suas contas pelo TCE-AM. Além da reprovação, os municípios que não cumprem os gastos exigidos podem ser impedidos de realizar transferências voluntárias.


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O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: alertas, educacão, gastos públicos, limite de gastos, magistério, saúde, TCE AM, Amazonas

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