Mosquitos da Zika e Dengue coloridos deixam moradores intrigados

Moradores de Piracicaba, no interior de São Paulo, estão intrigados com mosquitos Aedes ageypti, que estão surgindo completamente coloridos na cidade.
Segundo a prefeitura de Piracicaba, em São Paulo, a explicação é que os mosquitos foram geneticamente modificados pela empresa Oxitec, e em seguida liberados na cidade, de modo que ajudem a combater o vírus da dengue, zika e chikungunya, uma vez que esses exemplares (que são machos) ao fecundarem as fêmeas geram larvas inviáveis.
As cores azul, laranja, rosa e amarelo são para que os mosquitos sejam diferenciados dos outros. Segundo a prefeitura, os bichos geneticamente modificados não fazem mal à saúde da população, mas como os moradores não foram previamente comunicados, se assustaram com os Aedes coloridos.
"Estávamos sentadas conversando, minha filha e eu, quando um dos mosquitos sentou no braço dela e ela matou. Quando ela olhou para ver se era da dengue, percebeu que ele era rosa e ficamos intrigadas”, contou uma das moradoras da cidade, ao site Uol.
Em nota, a prefeitura comunicou: ”É importante relembrar que os mosquitos coloridos são os mesmos machos do 'Aedes do Bem' que vem sendo liberados desde 30 de abril de 2015, ou seja, não picam e são totalmente seguros”.

ASSUNTOS: aedes aegypti, aedes do bem, Chikungunya, dengue, zika, Brasil