Compartilhe este texto

TSE julga hoje ações que pedem cassação de Bolsonaro e Mourão

Por Portal Do Holanda

09/06/2020 9h29 — em
Amazonas


Foto: Agência Brasil

Duas ações que pedem a cassação do presidente Jair Bolsonaro e do vice, Hamilton Mourão, por irregularidades na campanha de 2018, devem ser julgadas nesta terça-feira pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o site o Globo, a expectativa é de que os casos sejam arquivados, por falta de provas, ainda hoje. 

As ações que serão julgadas nesta terça-feira foram apresentadas por Guilherme Boulos e Marina Silva, onde acusam a chapa Bolsonaro e Mourão de ter sido beneficiada por ataque de hackers a um grupo do Facebook chamado “Mulheres Unidas contra Bolsonaro”, com 2,7 milhões de participantes. O grupo foi atacado e teve seu nome e imagem alterados para “Mulheres com Bolsonaro #17”, com publicações em apoio a ele. 

Após o ataque de hackers, Bolsonaro publicou postagem em seu Twitter agradecendo o apoio do grupo onde escreveu: “Obrigado pela consideração, mulheres de todo o Brasil”. A atitude é vista pelos autores das ações como prova de que Bolsonaro participou do ataque ao grupo de mulheres ou, no mínimo, ele tinha conhecimento da mudança. 

O julgamento destas ações iniciou em novembro de 2019, na época, o ministro Og Fernandes pediu o arquivamento da ação por não verificar provas que confirmem a participação de Bolsonaro e nem que o ataque, que teve duração de 24h, tenha sido suficiente para interferir no resultado das eleições. O ministro Edson Fachin pediu vista para analisar melhor as denúncias e agora o julgamento será retomado. 

Além destes processos, a chapa Bolsonaro e Mourão ainda tem mais seis outras ações que pedem cassação de seus mandatos no TSE. Quatro delas são referentes a contratações irregulares de grupos de disparos de mensagens pelo WhatsApp, nas eleições, e outros dois são referentes a instalação de outdoors e uso de meios de comunicação. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: ações cassação bolsonaro, Eleições 2018, guilherme boulos, Hamilton Mourão, Jair Bolsonaro, marina silva, TSE, Amazonas

+ Amazonas