Compartilhe este texto

MPF/AM denuncia russos presos com mais de R$ 7 milhões em moeda venezuelana

Por Portal Do Holanda

20/09/2016 13h22 — em
Amazonas



O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) denunciou quatro cidadãos russos pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa. Segundo a denúncia, o grupo atuou no período de dezembro de 2015 a julho de 2016, de forma organizada e planejada, viajando periodicamente à Venezuela para comprar no câmbio negro milhões de bolívares venezuelanos para levá-los à Europa sem declaração adequada de valores à Receita Federal Brasileira.

As investigações que levaram à prisão dos russos mostraram que o grupo movimentava e transportava os valores de forma clandestina e ilegal, sem qualquer registro pelo sistema bancário oficial, ocultando assim a origem e os reais proprietários do dinheiro. O Brasil era usado como rota para a movimentação do dinheiro.

As prisões em flagrante ocorreram em dois momentos distintos. No final de junho, dois russos foram presos quando embarcavam no aeroporto de Manaus com destino a Helsinque, na Finlândia, com quatro malas contendo cerca de 7.358.600,00 bolívares venezuelanos adquiridos ilegalmente. Dias depois, a polícia encontrou outros dois integrantes do grupo, hospedados em um hotel de luxo na zona oeste de Manaus. Com eles foram encontrados mais 14.171.700,00 em moeda venezuelana, que também seriam levados para a Europa nos dias que se seguiram. O total dos valores apreendidos em moeda estrangeira equivale a R$ 7.069.135,61.

Segundo as investigações, é possível que a moeda seja destinada à falsificação de dólares e euros, porque o papel-moeda dos bolívares venezuelanos é de excelente qualidade e as cédulas de cem bolívares são quase do mesmo tamanho das de cem dólares. Uma segunda hipótese seria a de que, após branqueamento do capital, a moeda seja utilizada para revenda em câmbio oficial por valor superior ao que foi adquirida no câmbio negro venezuelano ou, ainda, que seja utilizada para a lavagem de dinheiro de outros crimes.

O MPF/AM pede à Justiça Federal a condenação dos quatro acusados pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa. A ação tramita na 2ª Vara Federal no Amazonas, sob o número 0011856-37.2016.4.01.3200.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: MPF/AM, prisão, russos, Amazonas

+ Amazonas