Saiba por que os mosquitos picam mais algumas pessoas do que outras
Todo mundo que já foi acampar ou caminhar na selva com os amigos não pode ter deixado de notar como os insetos parecem preferir o sangue de algumas pessoas. Algumas almas infelizes ficam totalmente cobertas de manchas vermelhas que coçam e outras são milagrosamente poupadas. Às vezes, apenas alguns membros da família são afetados. Por que isso acontece?
Estudos anteriores mostraram uma preferência dos mosquitos em picar pessoas maiores (que produzem mais CO2), consumidores de cerveja e mulheres grávidas e, embora a dieta muitas vezes seja um fator suspeito, nada que nós comemos (até mesmo alho) foi comprovado que pode influenciar o comportamento dos insetos.
Os autores de um novo estudo publicado na revista PLoS One afirmam ter encontrado uma resposta mais conclusiva. Eles estudaram as diferenças na atração de odores da pele pelos mosquitos, especificamente o Aedes aegypti, em um grupo de voluntários bravos de 19 gêmeos não-idênticos e 18 gêmeos idênticos. A razão para usar ambos os tipos de gêmeos era separar os efeitos da natureza e criação (ou genes e ambiente). Em humanos esta é a única maneira de obter uma boa estimativa da contribuição da genética para as diferenças entre as pessoas.
Os pesquisadores descobriram que os gêmeos idênticos atraíam a mesma quantidade de picadas, sugerindo a influência de fatores genéticos.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores fizeram cada gêmeo colocar uma mã0 no final de um túnel de vento em formato de “Y”. Em seguida, eles bombearam ar para dentro do túnel, levando o odor específico dos participantes. Então, um enxame de mosquitos foi liberado, movendo-se para longe ou perto de cada mão.
Os gêmeos idênticos (que compartilham a maioria de seus genes) tiveram uma distribuição uniforme dos mosquitos (que foram modificados para não picar os participantes, caso você esteja se perguntando), indicando que os insetos não têm uma preferência pelo cheiro de uma mão ou outra.
No grupo dos gêmeos não-idênticos (que compartilham bem menos genes), os resultados foram mais variados.
Portanto, os cientistas acreditam que a atração dos mosquitos está ligada aos genes relacionados ao odor corporal, mas novos estudos são necessários para descobrir quais genes estão envolvidos.
“Se entendermos a base genética para a variação entre indivíduos, será possível desenvolver maneiras sob medida para controlar melhor os mosquitos, e desenvolver novas maneiras de repeli-los”, explicou James Logan, da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, principal autor do estudo.
Fonte: IFLScience
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.
ASSUNTOS: Variedades