Guaíba atinge nível crítico e acende alerta de enchentes em Porto Alegre
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O Guaíba atingiu a cota de inundação no Cais Mauá, em Porto Alegre, na manhã desta quarta-feira (25). O nível do lago alcançou três metros, segundo o Centro de Monitoramento da Defesa Civil estadual.
Cota de inundação é o ponto a partir do qual o transbordamento pode causar alagamentos. Ele funciona como uma espécie de alerta para enchentes.
É esperada uma pequena elevação em dois pontos da cidade. Conforme o prognóstico dos hidrólogos, a Estação do Cais Mauá e na Usina do Gasômetro podem registrar transbordamentos ao longo das próximas 24 horas, em decorrência do repique de elevação proveniente do Vale do Taquari e do Caí, reflexo das chuvas das últimas 72 horas.
Vento contribui para manutenção das variações da cota de inundação nos dois locais. De acordo com a previsão meteorológica, deve ocorrer mudança na direção do vento a partir da madrugada desta quinta-feira (26), com predominância de vento sul, o que contribui com a manutenção das variações próximas da cota de inundação.
Nesta segunda-feira (23), águas chegaram a invadir trecho da orla. Por isso, as informações técnicas desta quarta-feira (25) foram repassadas pela Defesa Civil estadual para as coordenadorias municipais de proteção, visando à adoção de medidas de preparação previstas nos planos de contingência municipais, especialmente aquelas voltadas à população que reside em áreas com risco de inundação.
A Defesa Civil confirmou no domingo (22) mais uma morte em decorrência das intensas chuvas que acometem o estado. Dessa forma, o número total de mortes chega a quatro. Segundo balanço das autoridades, ao menos 127 municípios foram afetados, e 5.858 pessoas estão desalojadas. Uma pessoa continua desaparecida, segundo autoridades locais.
ASSUNTOS: Variedades