Compartilhe este texto

A curiosa amizade de Hitler e a pequena Rosa Bernile Niernau

Por Portal Do Holanda

26/05/2021 15h04 — em
Supernatural


Foto: Divulgação / foto foi leiloada

A propaganda nazista, o regime de segregação responsável pela morte de mais de 6 milhões de judeus, aproveitava-se das crianças para posar em fotos com o ditador Adolf Hitler e assim dar um ar de humanidade e sensibilidade a ele.

Em muitas fotos, tirada em 1933, ele aparece abraçando uma menina sorridente, indicando uma cena de felicidade. Mas a menina, sobre a qual foi alertado depois, era Rosa Bernile Nienau, à época tinha provavelmente seis anos e cuja avó era judia.

A foto dos dois, feita por Henrich Hoffmann, que era fotógrafo pessoal de Hitler, chegou a ser leiloada nos EUA por US$ 11,5 mil (equivalente a R$ 43 mil à época), novembro de 2018.

De acordo com o leiloeiro Bill Panagopulos, da Casa de leilões Alexander Historical Auctions, do Estado de Maryland, em entrevista ao jornal britânico Daily Mail, a foto era autografada, sendo um item que nunca havia sido visto pelo público. O mais é que nessa foto ele parece ter uma afinidade genuína com a menina.

 
ANIVERSÁRIO

Relatos de amigos de Hitler justificam com o fato de ambos fazerem aniversário no mesmo dia – 20 de abril – o motivo pelo qual Hitler teria se encantado com Bernile, como a menina era conhecida.

Conforme registrou o site de leilões, ela e sua mãe, Karoline, estavam junto a uma multidão que se reunira na frente da residência de Hitler nos Alpes no aniversário dele em 1933.

Diz-se que, quando ele soube da coincidência do aniversário, convidou a ela e sua mãe à residência, onde foram feitas as fotos.

Alguns relatos históricos informam que a menina teria se correspondido com o ditador por cartas nas quais o chamava de "tio Hitler", no ano de 1938.

Hitler manteve sua amizade com a menina, a quem enviou uma cópia autografada da fotografia. Bernile escreveu a ele e a seu assessor, Wilhelm Bruckner, em ao menos 17 ocasiões, entre 1935 e 1938.

Logo depois, no entanto, a informação de que a mãe de Karoline era judia, fez com que os dois fossem afastados. Martin Bormann, secretário privado do líder nazista, interveio para que ela parasse de se corresponder, o que teria desagradado Hitler, que manifestou sua contrariedade ao seu fotógrafo Hoffmann. "Algumas pessoas têm um verdadeiro talento para arruinar as minhas alegrias", teria dito Hitler a Hoffmann, autor do livro Hitler Era Meu Amigo.

No livro, publicado em 1955, Hoffman divulgou uma segunda foto de Hitler e Bernile, com a legenda: "o amor de Hitler: ele ficava encantado em vê-la, até que algum intrometido descobriu que ela não era de ascendência ariana".

Rosa Bernile Niernau não sobreviveu à guerra e acabou morrendo de poliomielite aos 17 anos, em 1943, em um hospital de Munique. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Supernatural