Compartilhe este texto

SESI e SENAI selecionam alunos para intercâmbio nos EUA

Por Portal Do Holanda

01/12/2014 15h02 — em
Amazonas



Os estudantes amazonenses Gabriel Alves e Felipe Monteiro, ambos de 15 anos, estão entre os 100 alunos dos departamentos regionais do SESI e SENAI de todo o Brasil, selecionados para participar de intercâmbio nos Estados Unidos. A seleção foi a segunda etapa do Programa Conexão Mundo.

Desenvolvido pelo SESI e SENAI, em parceria com a ONG americana US Brazil Connect, o Conexão Mundo anunciou os alunos selecionados para o intercâmbio, durante a certificação da primeira turma do programa no Amazonas formada por 25 alunos.

Empolgado com a viagem para os EUA, Gabriel disse que o curso foi fundamental para o domínio do idioma inglês, e que conseguiu evoluir bastante tanto na pronúncia quanto no vocabulário. O aluno disse que o diálogo constante com as professoras americanas foi o diferencial do curso, o que facilitou muito o aprendizado. “Como as professoras não dominavam o português, os diálogos sempre em inglês exigiram muito do aluno, mas facilitaram a compreensão do idioma”, disse.

O curso vai abrir as portas para quem quer trabalhar em empresas multinacionais do Polo Industrial de Manaus (PIM), disse Gabriel, que pretende fazer o curso de astronomia em uma faculdade de São Paulo.

Com carga horária de 340 horas, o Conexão Mundo é gratuito e teve início em abril deste ano com alunos do EBEP, modalidade que alia a educação básica do SESI à educação profissional do SENAI. Coordenado pelo FIEAM, o curso contempla etapas a distância e presencial.

A coordenadora do Programa, Luana de Freitas, disse que alguns alunos iniciaram o curso sem nenhum conhecimento e que hoje já conseguem compreender e falar o idioma. De acordo com ela, o aprendizado foi de forma lúdica, brincando, e que o conhecimento foi adquirido normalmente. Luana disse também que além do domínio do Inglês, os alunos aprenderam outros valores, como respeito, determinação, comportamento e autogestão.

Chave do conhecimento

O diretor técnico do SENAI, Rogério Pereira, disse durante a solenidade que hoje vivemos numa sociedade que cada vez mais se fortalece com o conhecimento e que está havendo uma migração de valores na economia para países que detêm esse conhecimento.  De acordo com Pereira, empresas, como Apple e Microsoft não têm patrimônio físico, mas pessoas altamente qualificadas e que o conhecimento será a mola propulsora para o crescimento dos países no futuro.

A gerente de Educação do SESI, Rita Machado, disse que a vida é feita de escolhas e oportunidades e que os alunos tiveram determinação para participar do curso, abrindo mão de outras  atividades. Em razão do sucesso, será realizada no próximo ano, a segunda edição do Conexão Mundo que certificou este ano em todo o país mais de 2 mil alunos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: senai, sesi, Amazonas

+ Amazonas