Compartilhe este texto

Desmatamento despenca no Amazonas e atinge menor nível em anos

Por Portal Do Holanda

16/02/2026 13h27 — em
Amazonas


Foto: Divulgação/Ipaam

O desmatamento no estado do Amazonas caiu 56,4% em janeiro de 2026, na comparação com o mesmo período de 2025, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). As informações são do sistema Deter, que monitora alterações na cobertura florestal em tempo real e é acompanhado pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). No período, a área desmatada passou de 1.656 hectares para 722 hectares, enquanto o número de alertas caiu de 77 para 44 registros, uma redução de 42,8%.

Manaus/AM - A queda registrada está entre as mais expressivas dos últimos anos. De acordo com a série histórica, a última vez que o estado apresentou índice inferior ao atual no mês de janeiro foi em 2021, quando foram contabilizados 586 hectares desmatados. Já o número de alertas ficou abaixo do atual em 2023, com 30 ocorrências. Os dados reforçam uma tendência de redução iniciada em 2025, associada ao fortalecimento das ações de monitoramento e fiscalização ambiental.

Segundo o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, o uso contínuo de informações técnicas tem permitido respostas mais rápidas e eficientes. “O uso contínuo dos dados do Inpe, aliado ao planejamento das ações em campo, tem permitido respostas mais rápidas e eficientes do Estado. Esse trabalho técnico é fundamental para reduzir tanto a área desmatada quanto o número de alertas no Amazonas”, afirmou. Ele destacou ainda a atuação do Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP) e a adoção de ferramentas como o Núcleo de Autuação Remota, que ampliaram a capacidade de fiscalização.

O secretário da Sema, Eduardo Taveira, afirmou que os resultados refletem uma estratégia integrada do governo estadual. “Essa queda observada desde 2025 resulta de uma estratégia integrada do Governo do Amazonas. Além do monitoramento e das ações de comando e controle, avançamos no incentivo à bioeconomia e às práticas sustentáveis”, disse. Ele acrescentou que a integração entre órgãos ambientais, segurança pública e setores produtivos tem contribuído para resultados mais consistentes.

Entre os municípios com maior área desmatada em janeiro de 2026, destacam-se Humaitá, com 265 hectares, seguido por Canutama, com 79 hectares, e Apuí, com 69 hectares. Já em relação ao número de alertas, Borba liderou com seis registros. O governo estadual também informou que concursos públicos estão previstos para reforçar o quadro técnico da Sema e do Ipaam, ampliando as ações de monitoramento e combate ao desmatamento no estado.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas