O que é e como funciona a tabela nutricional? Entenda

Sempre que compramos algum produto alimentício no supermercado ele vem acompanhado de uma tabela nutricional. São vários ítens com porcentagens impressos na tabela, porém nem todos conhecem o significado de cada palavrinha da tabela. Para ajudar, o blog Meu Prato Saudável, listou o que significa cada item da tabela. Acompanhe;
Porção: é uma referência da quantidade média do alimento que usualmente é consumido por vez
Medida caseira: indica as medidas usualmente utilizadas em casa. Ex: fatias, unidades, xícaras, copos, colheres de sopa.
VD: percentual de valores diários são as quantidades de referência dos nutrientes que devem ser consumidos durante o dia dentro de uma dieta de 2000 kcal.
Valor energético: expresso na forma de calorias (kcal) e quilojoules (kj). Representa a energia que o corpo irá obter com o consumo do alimento.
Carboidratos: os carboidratos são as principais fontes de energia, funcionando como combustível para as células, músculos e para o cérebro.
Proteínas: estão presentes, principalmente, em alimentos de origem animal como carne, leite e ovos. Elas são fundamentais para a formação de tecidos, músculos, órgão, unhas, cabelo, etc.
Gorduras: como os carboidratos, elas fornecem energia para o nosso organismo. Também ajudam no transporte das vitaminas A, D, E e K, fazem parte dos hormônios e estrutura das células.
Gorduras totais: referem-se à soma de todos os tipos de gorduras encontradas no alimento.
Gorduras saturadas: presentes principalmente em alimentos de origem animal. Seu consumo excessivo pode elevar o colesterol no sangue.
Gordura trans: presentes naturalmente em alguns alimentos como gordura de leite, manteiga e gordura da carne, além de estarem nos produtos industrializados. Seu consumo excessivo pode elevar o colesterol ruim (LDL) e reduzir o colesterol bom (HDL).
Fibras: são carboidratos que não são digeridos pelo nosso organismo. São importantes para o bom funcionamento do intestino, controle do colesterol e aumento da saciedade.
Sódio: é o principal componente do sal, mas também é encontrado em alimentos doces. Apesar de importante para o nosso organismo, o excesso de sódio eleva a pressão arterial e aumenta o risco de doenças do coração, como infarto e derrame.
Dica: Escolha o alimento com menor conteúdo de sódio, gordura saturada e trans e carboidratos simples, isto é, aqueles provenientes do açúcar, amido ou glicose. Além disso, prefira alimentos com maior quantidade de fibras.
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.
ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar