Manchas de melasma na pele tem cura? Saiba mais

Por Portal do Holanda

05/10/2021 14h47 — em Saúde e Bem-estar

Foto: Reprodução/iStockphotos

Manchas na pele podem aparecer em qualquer parte do corpo e geralmente são causadas pela exposição ao sol, alguns medicamentos e até gravidez. Um dos problemas de pele mais difíceis de tratar é o melasma, as temidas manchas escuras. Além da exposição ao sol, o melasma tem causas genéticas e hormonais e é reincidente podendo reaparecer após novas exposições ao sol. Mas será que tem cura?

O melasma é um problema não contagioso e incurável, contudo, existem muitos tratamentos que ajudam a clarear as manchas amarronzadas que aparecem geralmente nas regiões das bochechas, testa e buço, mantendo um bom resultado a longo prazo, desde que seja tratado.

A vitamina C e o retinol são grandes aliados no combate às manchas, pois funcionam como antioxidante nas células, eliminando radicais livres que causam o envelhecimento e as manchas. Eles atuam na renovação celular e na remoção de células mortas.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar