Dermatologista fala sobre doenças de pele associadas ao Covid-19

Por Portal do Holanda

05/10/2021 13h30 — em Saúde e Bem-estar

Foto: Divulgação / dermatologista Marina Abinader

Entre os agravos para a saúde trazidos pela pandemia do Covid-19 estão as doenças dermatológicas que aos poucos foram associadas ao coronavírus, podendo aparecer antes ou depois dos sintomas causados pelo vírus.

Em Manaus, o acompanhamento de 300 pacientes tratados durante as duas primeiras ondas de Covid-19, mostrou o aparecimento de várias manifestações de pele preexistentes como psoríase, líquen, dermatite atópica, rosácea e vitiligo, além de alopecia areata (inflamação que causa a queda de cabelo).

A informação é da médica dermatologista Marina Abinader, que constatou ainda o aumento das doenças virais após uso de medicamentos durante o tratamento da Covid, como por alterações imunológicas da covid, dentre elas pitiríase rósea, herpes zoster.

Embora os sintomas sejam inespecíficos, ela explica que após a positividade da doença e em caso de uso de alguns remédios como corticoides e imunossupressores, podem ocorrer alterações de pele de forma mais precoce, semelhante a reações alérgicas ou tardias como perda de cabelos, aparecimento de bolhas, manchas, placas vermelhas, com ou sem descamação.

Segundo a médica, essas doenças foram comuns em outros estados e países e não houve predominância entre homens e mulheres de alguma delas.

Felizmente, pontuou Marina, todos os atendimentos foram de baixa gravidade, permitindo o tratamento indicado rotineiramente para combater as doenças dermatológicas.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar