Entre os agravos para a saúde trazidos pela pandemia do Covid-19 estão as doenças dermatológicas que aos poucos foram associadas ao coronavírus, podendo aparecer antes ou depois dos sintomas causados pelo vírus.
Em Manaus, o acompanhamento de 300 pacientes tratados durante as duas primeiras ondas de Covid-19, mostrou o aparecimento de várias manifestações de pele preexistentes como psoríase, líquen, dermatite atópica, rosácea e vitiligo, além de alopecia areata (inflamação que causa a queda de cabelo).
A informação é da médica dermatologista Marina Abinader, que constatou ainda o aumento das doenças virais após uso de medicamentos durante o tratamento da Covid, como por alterações imunológicas da covid, dentre elas pitiríase rósea, herpes zoster.
Embora os sintomas sejam inespecíficos, ela explica que após a positividade da doença e em caso de uso de alguns remédios como corticoides e imunossupressores, podem ocorrer alterações de pele de forma mais precoce, semelhante a reações alérgicas ou tardias como perda de cabelos, aparecimento de bolhas, manchas, placas vermelhas, com ou sem descamação.
Segundo a médica, essas doenças foram comuns em outros estados e países e não houve predominância entre homens e mulheres de alguma delas.
Felizmente, pontuou Marina, todos os atendimentos foram de baixa gravidade, permitindo o tratamento indicado rotineiramente para combater as doenças dermatológicas.


