Rica em Vitamina C, acerola combate sintomas da menopausa

Por Portal do Holanda

04/10/2021 15h04 — em Saúde e Bem-estar

Foto: Reprodução/Pexels

Manaus/AM - O Brasil é líder de produção mundial de acerola, com cerca de 70 mil toneladas colhidas anualmente. é uma fruta tropical pequena com sabor levemente ácido e com casca avermelhada e polpa amarela. Ela se destaca por ser uma das maiores fontes de vitamina C: algumas variedades chegam a ter mais de 20 vezes a quantidade do nutriente em comparação à laranja ou ao limão. A nutricionista Raisa Lima contou sobre os benefícios e propriedades da acerola para mulheres que enfrentam os sintomas da menopausa

"Em 100g da fruta, há 1.505 mg de vitamina C e apenas 30 kcal. Além disso, a acerola contém pequenas quantidades de fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, selênio e vitamina A. Possui também antioxidantes como os flavonoides e os carotenoides. O ideal é consumir in natura, mas como elas tendem a estragar rapidamente após a colheita, é comum que a fruta seja transformada em suco, perdendo assim grande parte da vitamina c, porem mantendo os outros benefícios", explicou Raisa.

Sua relação com a mulher na menopausa é porque neste período existe um processo de envelhecimento acelerado, "há alteração nos níveis de colesterol e a vitamina C consegue modular isso. Tanto mulheres em menopausa/climatério, que possuem maior grau de irritabilidade, quanto pessoas que sofrem de estresse crônico podem se beneficiar da acerola. Quando o ser humano está estressado, o organismo libera o hormônio cortisol, que tem a tendência de se estabilizar após um pico. Estes níveis ficam elevados por muito tempo, podendo até mesmo sobrecarregar a glândula suprarrenal que está ligada à hipertensão. A vitamina C, por sua vez, é modeladora do cortisol, ajudando a condicionar estes níveis à estabilidade. Também é nesta fase quando as mulheres têm um processo inflamatório baixo, portanto seu poder antioxidante é fundamental", pontuou.

A recomendação da especialista é consumir entre 6 a 8 acerolas por dia. O consumo da fruta costuma ser seguro para a maioria das pessoas. No entanto, por ser ácida, quem tem problemas digestivos pode passar mal após ingeri-la. Em excesso, algumas pessoas apresentam diarreia e náuseas. Além disso, a vitamina C em excesso aumenta o risco de cálculos renais, principalmente em homens. Em média, cinco frutinhas por dia já atingem as necessidades diárias do nutriente, inclusive onde vejo um pé de acerola, já pego algumas pra mim”, explicou ao Portal do Holanda a nutricionista.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar