Compartilhe este texto

IML confirma ao menos 30 mortes em rebelião no Rio Grande do Norte

Por Portal Do Holanda

15/01/2017 14h21 — em
Policial


Foto: Reprodução

NATAL — O Instituto Técnico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep) confirmou, neste domingo, ao GLOBO, que ao menos 30 presos foram mortos na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na região metropolitana de Natal. Informações extra-oficiais de membros da cúpula de Segurança Pública do Estado, apuradas pela reportagem, já apontavam que pelo menos 25 pessoas teriam sido mortas. Vídeos que estão sendo repassados pelo WhatsApp mostram os corpos de ao menos 20 detentos.

Oficalmente, o secretário de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte, Wallber Virgolino, informou neste domingo que são pelo menos 15 mortos dentro da unidade prisional. A rebelião, que começou na tarde de sábado, é considerada por Virgolino como " a pior crise do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte em termos de mortes".

De acordo com o diretor do Itep, Marcos Brandão, cerca de 300 sacos mortuários, com isolamento, estão à disposição das equipes de perícia. Um contêiner frigorífico foi alugado e será instalado na rua ao lado do órgão. A rua está isolada.

— Estamos com a perícia no local há 40 minutos, ainda há corpos que foram jogados nas fossas do pavilhão — disse Brandão.

O Itep convocou servidores que estavam fora da escalão para se juntar à equipe que realizará o reconhecimento dos mortos em Alcaçuz. A equipe que passou a trabalhar hoje é integrada por quatro médicos legistas, quatro equipes de perícia criminal — fotógrafo, motorista e perito criminal, além de dois odontologistas, cinco necropapiloscopista, dois psicólogos forenses, que vão prestar assistência às famílias das vítimas e dois assistentes sociais com a mesma finalidade, que informarem sobre documentos pra liberação de corpos.

Um caminhão-frigorífico fará o transporte dos mortos até o Itep. O veículo tem capacidade para abrigar 50 corpos.

SEIS PRESOS QUE COMANDARAM MOTIM SÃO IDENTIFICADOS

Virgolino disse, em entrevista coletiva na manhã deste domingo, que já foram identificados ao menos seis presos que comandaram a rebelião em Alcaçuz. Ainda de acordo com o secretário, eles vão ser transferidos para outra penitenciária. Segundo Virgolino, há relatos sobre a presença de armas dentro do presídio durante o motim.

A informação de que a rebelião está controlada é confirmada pelo governo potiguar. No entanto, presos do pavilhão quatro e cinco caminham livremente pelo telhado dos pavilhões.

— (A rebelião) Está controlada. Fizemos um trabalho durante toda a noite, e isso foi imprescindível para que fizéssemos a intervenção dos grupos táticos, especialmente o Batalhão de Choque e o Bope. Não há nenhum tipo de conflito ou rebelião em Alcaçuz — afirmou o secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, Caio Bezerra, que também participou da entrevista coletiva ao lado do secretário de Justiça.

De acordo com Virgolino, os presos cortaram fios de eletricidade da penitenciária no início da rebelião. A unidade ficou sem energia e os bloqueadores de sinal de celular pararam de funcionar. Com isso, os detentos conseguiram entrar em contato com as famílias. O secretário disse que um preso conseguiu fugir, mas foi recapturado. Ele teria avisado sobre o número de mortos.

Durante a semana, antes da rebelião, a Polícia Militar realizou quatro operaçãos na penitenciária e apreendeu armas com os presos. O secretário de Justiça foi questionado se havia relação entre os motins em Manaus e no Rio Grande do Norte. Ele negou:

— A situação no Norte estimulou os presos, mas não tem relação com a situação do Rio Grande do Norte.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: rebeliao, Rio Grande do Norte, rn, Policial

+ Policial