Compartilhe este texto

Sistema unificado de marcação de exames e consultas do SUS corrige desigualdade entre usuários no Amazonas

Por Portal Do Holanda

11/06/2018 18h49 — em
Amazonas


Foto: Reprodução

Manaus/AM - A reformulação do sistema de marcação de consultas e exames especializados, na rede pública, vai proporcionar a igualdade de oportunidade no agendamento de procedimentos, para usuários do interior e da capital. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, isso será possível porque, pela primeira vez, o sistema está funcionando unificado e automatizado. “O processamento de todas as solicitações feitas no dia ocorre ao mesmo tempo”, destacou.

Antes, as consultas e exames especializados eram agendados à medida que a solicitação era inserida no Sistema de Regulação (Sisreg), até o número limite de procedimentos ofertados naquele dia. Como o sistema é online, as unidades de Manaus levavam vantagem sobre as do interior nas solicitações de marcação, por contarem, por exemplo, com Internet de melhor qualidade e mais operadores do sistema.

 

 

Agora, os pedidos de consultas e exames estão sendo inseridos no sistema, pelas unidades solicitantes, até às 19h, e, à meia-noite, o Sisreg faz o processamento e a marcação automática. “Desta forma, independente do horário em que o pedido de agendamento for feito, todos os que forem inseridos no dia serão analisados ao mesmo tempo, respeitando um dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS), que é o da equidade”, explica o coordenador de Regulação do Interior, Roberto Maia Bezerra.

Praticidade - No novo processo, todas as vagas disponíveis na rede pública, composta por unidades estaduais, municipais, federais, clínicas e laboratórios conveniados com o SUS, terão que ser lançadas no Sisreg. Isso vai facilitar a visualização integral da oferta dos procedimentos, dando maior transparência e total controle ao processo de regulação, promovendo, assim, a equidade entre os usuários. No Sisreg, a prioridade é definida por critérios próprios do sistema de regulação, que combinam ordem de chegada, urgência e a gravidade do paciente.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: consultas, exames, sisreg, Amazonas

+ Amazonas