Siga o Portal do Holanda

Pesquisa

Projetos de pesquisa da Ufam têm recursos liberados

Publicado

em

A Ufam liberou aproximadamente R$ 222 mil de recursos próprios para que os 17 projetos aprovados no edital nº 008/2018 iniciem suas pesquisas que contemplam a Universidade com propostas de melhorias em áreas estratégicas como gestão, meio ambiente e tecnologia.

O edital nº 008/2018 selecionou os projetos, mas em razão do contingenciamento dos recursos repassados à Universidade, o financiamento das pesquisas precisou ser adiado momentaneamente, sendo liberado quase 80% do valor total – R$ 280 mil - no início de agosto. De acordo com o diretor do Departamento de Pesquisas da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Ufam (DP/Propesp), professor Jamal Chaar, a liberação dos recursos mostra o compromisso da administração superior com a pesquisa científica produzida pela comunidade acadêmica da Instituição, que mesmo diante de um contexto adverso, mantém o investimento em projetos financiados com recursos próprios.  

Pesquisa em áreas problemáticas

Lançado a partir de um estudo realizado pela Propesp que indicou as áreas problemáticas para a Universidade, o Edital nº 008/2018 é um convite para que os pesquisadores da casa apontem soluções para esses temas. “Eles terão 24 meses para a execução da pesquisa, de 2019 a 2021. Certamente, teremos resultados bem profícuos. A Instituição tem todo o interesse em aproveitar os resultados, principalmente, na questão da melhoria das práticas de gestão, meio ambiente e resíduos sólidos e químicos. Então, o que pudermos aproveitar dos dados obtidos pelos projetos, vai ser muito bom a Ufam”, acredita o professor Jamal Chaar.

Conforme o edital, os projetos aprovados devem investigar problemas no ambiente da Ufam nos temas Administração e Gestão, Água e Ambiente, Resíduos Sólidos e Material Químico, Energia e Tecnologia da Informação e Segurança e Convivência.

Os ‘filhos bastardos’ do médico Mouhamad Mustafa

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.