Compartilhe este texto

Número de queimadas no Amazonas diminui 39% em setembro

Por Portal Do Holanda

01/10/2019 17h11 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - O Amazonas reduziu em 39% o número de queimadas o Estado em relação ao mesmo período em 2018, deixando o Amazonas em 6º lugar no ranking de estados da Amazônia Legal.

Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), monitorados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Segundo o secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, o monitoramento dos focos de calor no Amazonas demonstra a diminuição progressiva das ocorrências no estado no mês em que os focos de calor costumam atingir pico.

Série histórica – Considerando a média de focos de calor registrados nos meses de setembro dos últimos cinco anos, em 2019 o Amazonas teve uma redução de 20% no número de queimadas. Na média dos últimos dez anos, houve queda de 8% no total de focos de calor.

Na Amazônia Legal, o Amazonas ocupa o sexto lugar entre os estados que mais apresentaram focos de calor durante o mês de setembro, ficando à frente somente do Acre, que teve 2.977 focos; do Amapá, com 138; e de Roraima, estado no qual o período de maior incidência de queimadas é no início do ano e que registrou apenas 26 focos em setembro. Lideram o ranking os estados do Mato Grosso, com 10.747 focos, seguido do Pará, com 4.618; Tocantins, com 4.505; Maranhão, com 3.667; e Rondônia, com 3.644.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, Amazônia Legal, queimadas, setembro, Amazonas

+ Amazonas