Siga o Portal do Holanda

Muitas execuções

Manaus apresenta queda de 17% no número de homicídios, afirma SSP

Publicado

em

Foto: Divulgação Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Manaus/AM - O número de homicídios em Manaus apresentou uma redução de 16,9% no primeiro semestre deste ano, conforme dados do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), apresentado nesta segunda-feira (5). De acordo com os dados, a quantidade é a menor para o período desde 2014. Em seis meses, foram presas 167 pessoas envolvidas com homicídios tentados ou consumados na capital amazonense.

Titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), o delegado Paulo Martins explica algumas razões para essa redução. “Há um combate mais efetivo a este crime, com uma investigação atuando não somente para descobrir quem foi o executor, mas também quem foi o mandante”, disse.

De acordo com o delegado, essa investigação da “cadeia do crime” permite à polícia chegar a quem está ordenando execuções. “É o que tem acontecido neste ano, com a prisão de líderes de organizações criminosas e mandantes que estavam, inclusive, em outros estados”, afirmou Martins. “Isso faz com que outros fiquem temerosos em ordenar as mortes, já que podem, com as investigações, ser presos também”, disse.

Em 2019, foram registrados 362 homicídios na capital amazonense, além de outras 142 tentativas, entre os meses de janeiro e junho. De 2014 – ano que teve 401 homicídios – para cá, apenas o ano de 2016 registrou menos de 400 mortes no primeiro semestre, com 396 registros. O pico foi no ano de 2017, com 496 crimes.

Execuções

Conforme dados do Sisp, em torno de 80% das mortes na cidade têm características de execução, parte delas relacionada justamente ao tráfico de entorpecentes. No ano passado, por exemplo, dos 892 homicídios, pelo menos 710 tiveram características de execução, o que representou um percentual de 79,5%.

 

O uso politico do caso Alejandro

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.