Compartilhe este texto

Laudo confirma Raiva Humana em jovem no Amazonas

Por Portal Do Holanda

25/11/2017 13h29 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - O Instituto Evandro Chagas (IEC), laboratório referência para doenças infeccionais no país, divulgou resultado positivo para Raiva Humana para o paciente de 17 anos que foi a óbito no último dia 16 de novembro, no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, em Manaus. A informação foi repassada pelo IEC para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS).

A suspeita de Raiva Humana foi levantada por conta do histórico do paciente para mordida de morcego. De acordo com familiares, o adolescente havia sido atacado pelo animal na comunidade Tapira, no rio Unini, zona rural de Barcelos, onde residia.

A irmã do adolescente, uma criança de 10 anos, está internada na Fundação de Medicina Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) com sintomas semelhantes. A menina também passou  por exames, mas ainda não se sabe o resultado.

De acordo com o boletim médico, a paciente de 10 anos segue internada em coma, hemodinamicamente instável e com quadro clínico considerado gravíssimo. Na quarta-feira (22), foi iniciada a aplicação do Protocolo de Milwaukee, indicado pelo Ministério da Saúde (MS), com uso dos medicamentos Biopterina e Amantadina. O tratamento é responsável pelos três únicos casos de cura de raiva humana registrados no mundo.

Outro paciente, de 44 anos, da mesma comunidade, está internado na FMT-AM. No entanto, exames já haviam descartado a suspeita de Raiva Humana. O homem segue internado, em observação e sem apresentar sintomas de encefalite viral.

Investigação - No último domingo (19) e ao longo da semana, equipes de vigilância ambiental da FVS-AM com experiência na prevenção e controle de eventos que envolvem morcegos chegaram à comunidade para diagnóstico situacional na área e ações de prevenção e juntaram-se a profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Novo Airão, em apoio a Barcelos.

Os técnicos da FVS-AM que encontram-se na comunidade iniciaram a coleta de espécimes de morcegos hematófagos, bem como a aplicação da pasta vampiricida, usada para o controle da população desses animais e busca ativa de outros casos suspeitos em humanos. Já foram coletados espécimes de quatro comunidades da Reserva Extrativista (Resex) do rio Unini.

Vacinação - A FVS esclarece que não existe vacina preventiva para Raiva Humana. A Semsa-Barcelos está aplicando sorovacinação profilática apenas nas pessoas com relatos de agressão por morcegos.

As ações de vacinação, humana ou animal, são municipalizadas, ou seja, a responsabilidade da execução é das 62 Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas, que devem realizar anualmente as campanhas de imunização de cães e gatos em todas as comunidades de seu território e também os esquemas de sorovacinação de profilaxia da raiva humana em todas as pessoas agredidas por animais.

Morcegos - A equipe que retornou do município de Barcelos encaminhou três amostras de morcegos hematófagos coletados na comunidade de Tapira que serão encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública para análise.

 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, barcelos, Raiva humana, Amazonas

+ Amazonas