Implantado sistema que facilita encontro de veículos roubados em Manaus

Por Portal do Holanda

26/07/2018 11h55 — em Amazonas

Foto: Reprodução

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas está implantando um novo sistema de monitoramento de veículos roubados e furtados em Manaus. Funcionando há um mês, o Sistema de Gestão de Veículos Roubados (SGV) utiliza a estrutura do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com 36 telas para monitoramento em tempo real por servidores da Segurança Pública e outros órgãos, incluindo as Polícias Militar e Civil. Nesse período 66% dos 56 veículos roubados monitorados pelo sistema foram recuperados.

No primeiro semestre deste ano, o número de veículos roubados caiu 36,1% em relação a igual período de 2017 na capital amazonense. Já o número de veículos furtados caiu 43,6% em igual comparativo.

Antes da implantação deste novo sistema, quem tinha o veículo roubado ligava para o 190 e informava o roubo. “Contudo, não havia um banco de dados que integrava todas as ligações sobre veículos roubados, diminuindo a velocidade de acesso a informações pelas polícias”, afirma o Capitão da PM Rouget Brito, chefe do Departamento de Planejamento Integrado da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi).

Com o novo sistema, o processo ficou mais ágil. “Agora, o cidadão liga para o 190, o atendente registra os dados do veículo e o processo de busca já é iniciado, antes mesmo de o Boletim de Ocorrência ser registrado”, completou. Vale lembrar que o registro do boletim deve ser feito na Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos do Amazonas (Derfv).


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas