Empreendedorismo ganha incubadora da UEA no interior do Amazonas

Por Portal do Holanda

03/01/2020 10h20 — em Amazonas

Manaus/AM - Ampliando as oportunidades para o interior, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) implantará neste primeiro semestre de 2020, a Pró-Incubadora no Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (Cesit/UEA).  O projeto é voltado exclusivamente para o desenvolvimento profissional do empreendedorismo local.

Além de Itacoatiara, a Escola Superior de Ciências Sociais (ESO/UEA), localizada em Manaus, também teve a proposta de ampliação da incubadora aprovada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). 

De acordo com a coordenadora do projeto no Cesit/UEA, Deolinda Ferreira Garcia, a incubadora será estruturada na sede da instituição com mão de obra local. Deolinda ressalta ainda que a iniciativa será de natureza mista, na intenção de atender diferentes linhas de produtos oriundos das ideias dos cursos regulares (Licenciatura em Computação e Engenharia Florestal) e demais cursos ofertados, mas podendo abranger ideias externas, inclusive de egressos do Cesit.

Neste primeiro momento, a Incubadora do Cesit atenderá alunos de graduação, professores, pesquisadores e egressos.

A coordenadora explica também que a ideia de levar a incubadora para o interior surgiu das oportunidades de treinamentos oferecidas pela Agência de Inovação (Agin/UEA). Deolinda revela que, entre os maiores incentivadores e apoiadores do projeto em Itacoatiara, estão os professores Sálvio Rizzato e Kátia Meirielle, e a pró-reitora de Planejamento da UEA, Maria Olívia Simão.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas


03/03/2021

Retratação