Compartilhe este texto

Detentos aprendem a trabalhar como pedreiros em presídios e obras pela cidade

Por Portal Do Holanda

01/10/2019 5h29 — em
Amazonas


Fotos: Divulgação /  Seap

Além de aprender uma profissão e poder trabalhar por conta própria, após sair do presídio, internos de presídios do Amazonas estão trabalhando em obras dentro da cadeia e obras pela cidade, como é o caso de 15 detentos do Instituto Prisional Antônio Trindade (Ipat), que participam do curso de pedreiro e estão fazendo reparos no presídio; e de nove internos do Centro de Detenção Provisório Masculino 2 (CDPM 2), que estão realizando serviços de reforma e pintura no Largo de São Sebastião.

Os reeducandos do Ipat vestiram luvas, capacetes, óculos e tiveram a primeira aula prática fazendo reparos nos banheiros, além de reforma nas paredes e no piso com a remoção e troca de azulejos e dos vasos sanitários. 

Para a professora Sônia Reis, o curso que tem carga horária de 100h, tem o objetivo de preparar o reeducando para que ele tenha oportunidade de trabalhar, e até empreender quando deixar o sistema penal. No final os alunos recebem certificação de conclusão do curso.

No curso profissionalizante os reeducandos recebem orientações sobre nivelamento, alinhamento, esquadrejamento, prumo, unidade de medida, argamassa, concreto, traços e outras funções práticas, próprias da construção civil. Dentro do aprendizado teórico estão temas como normas de segurança, proatividade, zelo com material, qualidade do trabalho e outros.

Já os internos do CDPM II, além da recomposição do piso ao redor do monumento do Largo de São Sebastião, realizam serviços de manutenção em bancos de concreto e de madeira, pintura, soldagem e capinação, e devem ganhar reforços com a chegada de novos reeducandos, que executam serviços de manutenção na AM-070, que liga Manaus a Manacapuru.

”Essa parceria começa a partir de hoje, no Largo, e a nossa ideia, dentro dos projetos, é que se estenda a outros patrimônios da secretaria", afirmou o diretor do Departamento de Parques Culturais da SEC, José Luís Almeida, por meio da assessoria, informando que o Ideal Clube será o próximo a passar por obras de revitalização.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, presidiário, seap, Amazonas

+ Amazonas