Siga o Portal do Holanda

Aulas pela TV

‘Aulas em Casa’ pela TV tem avaliação positiva em Manaus

Publicado

em

Dia 6 começam aulas para séries iniciais do Ensino Fundamental - Foto: Divulgação/Semcom Dia 6 começam aulas para séries iniciais do Ensino Fundamental - Foto: Divulgação/Semcom
Dia 6 começam aulas para séries iniciais do Ensino Fundamental - Foto: Divulgação/Semcom

Procuradores terão que optar entre as maçãs e a vovozinha


Manaus/AM - Os conteúdos veiculados pela TV aberta em Manaus, que fazem parte do programa Aula em Casa, têm avaliação positiva de alunos e de seus pais. Aula em Casa deve chegar a mais de 85 mil alunos dos 4° e 5° anos, do ensino fundamental, da rede pública municipal e estadual. A iniciativa entrou no ar para reduzir contágio pelo coronavírus.

A animação das crianças com as aulas televisionadas, a interação entre pais e alunos durante a exibição dos conteúdos, e professores que utilizam diversas ferramentas para trabalhar com os estudantes, são exemplos das inúmeras dinâmicas que acontecem nesse período de aulas não presenciais, devido à necessidade de isolamento social por conta do novo coronavírus, causador da Covid-19.

O “Aula em Casa” é um projeto elaborado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus e o governo do Estado, firmado por um Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Estado de Educação e Desporto (Seduc). O projeto assegura que os alunos da rede pública municipal e estadual de ensino tenham aulas em casa, em horário determinado na TV aberta, ou por sites e aplicativos, onde também podem interagir e tirar dúvidas. Na rede municipal de ensino, são mais de 46 mil estudantes de 4° e 5° anos beneficiados com a ação e na rede estadual mais de 40 mil.

Outras ferramentas

Além do projeto “Aula em Casa”, os professores têm utilizado outras formas para interagir com os estudantes. Seja por e-mail, grupos de aplicativos de mensagens, dentre outros, para dar continuidade à comunicação entre docente e alunos.

O professor Jefferson Rodrigues, da escola municipal Professora Francisca Pergentina da Silva, entrou na Semed em 2018, por meio de concurso, e desde seu primeiro período de férias pensou em meios de como dinamizar suas aulas. Ele integra o grupo de professores em estágio probatório da rede municipal, que têm o apoio do programa de Tutoria Educacional. “Eu já havia me desafiado a trabalhar com novas formas de ensino, mesmo vindo de um ensino anterior tradicional, que tem suas qualidades, eu penso que temos que ser inovadores, porque os alunos do século atual são diferentes do anterior, então precisamos mudar”, explica.




Aulas para séries iniciais

Na próxima segunda-feira, 6/4, começam as aulas para mais 75 mil alunos do 1º ao 3º ano, do ensino fundamental. No total, o projeto “Aula em Casa” atenderá, aproximadamente, 450 mil estudantes da Semed e da Seduc.

O estudante que perder a transmissão pela televisão, terá a oportunidade de acessar o conteúdo integral on-line, por meio do canal “Aula em Casa Amazonas”, no Youtube; no www.avaseduc.am.gov.br/app/login, ou no aplicativo Mano.

Onde sintonizar

Para acessar os canais 2.2, 2.3, 2.4 e 2.5, da TV Encontro das Águas, é necessário realizar uma atualização nos canais abertos do aparelho de televisão. Caso não ocorra a sincronização dos mesmos, o interessado em acompanhar o projeto pela televisão deve procurar os canais 32.2, 32.3, 32.4 e 32.5, na TV Encontro das Água

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.