Compartilhe este texto

Arborização de Manaus atinge marca de 260 mil mudas plantadas

Por Portal Do Holanda

17/02/2020 12h02 — em
Amazonas


Parque Tio Barbosa é um dos locais implantados pela prefeitura - Foto: Marcio James - Semcom

Manaus/AM - Com a marca de mais de 260 mil mudas plantadas em toda a cidade, a gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto tem sido reconhecida pela forte política de proteção ambiental. Além das ações de arborização e paisagismo, a Prefeitura de Manaus alcançou, nos últimos sete anos, mais de 600 mil metros quadrados de área verde com projetos de preservação.

“Manaus é a capital da Amazônia e precisa mostrar uma política ambiental muito forte nesse sentido. Fizemos um programa pioneiro de arborização e paisagismo, criamos os parques da Juventude, onde se resgatam áreas verdes degradas e as transformam em áreas de lazer para a comunidade integradas ao meio ambiente e, para mim o mais significativo, consolidamos propostas de preservação da floresta muito bem alinhadas com outros governos da região, por meio do Pacto das Cidades Amazônicas”, destacou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

O programa “Espaço Verde na Comunidade”, responsável pela implantação dos parques da Juventude, beneficiou 15 áreas verdes de conjuntos habitacionais. Essas áreas se juntam ao patrimônio ambiental da cidade, composto por 11 unidades de conservação, entre as quais as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) e dois corredores ecológicos urbanos: do igarapé do Mindu e da Cachoeira Alta do Tarumã, que têm importância fundamental para a manutenção do ecossistema no ambiente urbano.

Outro impacto positivo da proposta é que os parques são viabilizados por meio da iniciativa privada, significando uma economia de, aproximadamente, R$ 4 milhões aos cofres municipais. São compensações ambientais firmadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e emendas parlamentares. Os projetos contam com a parceria da Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe).

Sauim de Manaus

Em 2018, o prefeito Arthur Neto instituiu a APA Sauim de Manaus, com 1.050 hectares, o equivalente a mais de 10 milhões de metros quadrados, com a finalidade especifica de definir estratégias de conservação para a espécie sauim-de-coleira, o Sauim-de-Manaus, criticamente ameaçado de extinção.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: arborização, meio ambiente, mudas plantadas, Prefeitura de Manaus, Amazonas

+ Amazonas