Israel barra ajuda humanitária a Gaza após Hamas rejeitar acordo
Israel decidiu barrar a ajuda humanitária destinada a Gaza, após o Hamas rejeitar estender o acordo de cessar-fogo entre as partes. O grupo disse que com o pedido de extensão, o inimigo que ter controle sobre os palestinos durante o mês sagrado do Ramadã e também do feriado da Páscoa judaica.
A proposta foi intermediada pelos Estados Unidos, mas com diante da recusa do Hamas, Israel avisou que os palestinos sofrerão “consequências”.
“Com a conclusão da Fase A do acordo de reféns, e à luz da recusa do Hamas em aceitar a estrutura de Witkoff para continuar as negociações — com as quais Israel concordou — o Primeiro-Ministro (Benjamin) Netanyahu decidiu que, a partir desta manhã, toda a entrada de bens e suprimentos na Faixa de Gaza será interrompida. Israel não permitirá um cessar-fogo sem a libertação de nossos reféns. Se o Hamas continuar sua recusa, haverá consequências adicionais”, informou o Gabinete israelense.
O Hamas afirmou em comunicado que busca um cessar-fogo permanente, com a saída das tropas de Israel de Gaza, mas Israel não quer acordo.
Veja também
ASSUNTOS: Mundo