Duas pessoas morrem após desabamento de outro guindaste na Tailândia
Por Panarat Thepgumpanat
Bangcoc, 15 Jan (Reuters) - Um guindaste caiu em uma estrada perto da capital da Tailândia nesta quinta-feira, esmagando dois veículos e matando duas pessoas, um dia depois que um acidente semelhante no nordeste do país causou o descarrilamento de um trem e a morte de 32 passageiros.
O ministro dos Transportes da Tailândia disse que a empresa de construção Italian-Thai Development PCL, cujo guindaste caiu sobre o trem na província de Nakhon Ratchasima, no nordeste do país, um dia antes, também estava envolvida no acidente com o guindaste perto de Bangcoc.
O primeiro-ministro Anutin Charnvirakul, que enfrenta uma eleição geral no próximo mês, disse nesta quinta-feira que seu governo está cancelando dois contratos com a ITD envolvendo os dois projetos atingidos pelos acidentes, e prometeu uma ação legal contra a empresa.
"O Ministério dos Transportes foi instruído a rescindir os contratos com as empreiteiras, tomar todas as medidas legais disponíveis e colocá-las em uma lista de proibições", disse ele a repórteres.
O governo também ordenou uma pausa em cerca de uma dúzia de projetos de construção ativos da ITD envolvendo o Estado e os colocou sob análise, disse o ministro dos Transportes, Phiphat Ratchakitprakarn.
A Italian-Thai, fundada em 1958 por parceiros italianos e tailandeses, disse em um comunicado logo após os comentários do primeiro-ministro que aceita a responsabilidade de fornecer cuidados, compensações e soluções para as perdas incorridas em ambos os incidentes.
"A empresa revisará e fortalecerá suas medidas de segurança para garantir padrões mais rigorosos e abrangentes no futuro", disse a declaração da ITD à bolsa de valores tailandesa.
O incidente desta quinta-feira ocorreu na província de Samut Sakhon, onde o guindaste, que estava sendo usado na construção de uma rodovia elevada, caiu na estrada abaixo e esmagou dois carros, de acordo com a polícia local, que disse que duas pessoas também ficaram feridas.
Esse foi o mais recente de uma série de acidentes fatais em projetos de construção na Tailândia, vários envolvendo a Italian-Thai, incluindo o colapso de uma torre parcialmente construída em Bangcoc no ano passado que matou pelo menos 89 pessoas durante um terremoto de magnitude 7,7 e levou a acusações de negligência contra 23 pessoas.
(Reportagem adicional de Panu Wongcha-um e Orathai Sriring)
ASSUNTOS: Mundo