Compartilhe este texto

Trump ameaça usar Forças Armadas em protestos contra agentes de imigração em Minnesota

Por Reuters

15/01/2026 11h46 — em
Mundo



WASHINGTON, 15 Jan (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta quinta-feira invocar a Lei da Insurreição para enviar forças militares a Minnesota, após dias de protestos furiosos contra o aumento do número de agentes de imigração nas ruas de Minneápolis.

Trump, um republicano, tem zombado dos líderes democratas do Estado e chamou a comunidade somali da região de "lixo".

"Se os políticos corruptos de Minnesota não obedecerem à lei e impedirem que os agitadores e insurrecionistas profissionais ataquem os patriotas da I.C.E., que estão apenas tentando fazer seu trabalho, eu instituirei a LEI DE INSURREIÇÃO", escreveu Trump nas mídias sociais, usando a sigla em inglês para o Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA.

Ele já enviou cerca de 3.000 agentes federais para a área de Minneápolis, que portavam armas pelas ruas geladas da cidade, usando equipamentos de camuflagem em estilo militar e máscaras que escondem seus rostos.

Eles têm sido recebidos com frequência por protestos barulhentos e muitas vezes furiosos dos moradores, alguns soprando apitos ou batendo pandeiros. A raiva aumentou depois que um agente do ICE matou Renee Good, cidadã norte-americana, em um carro há oito dias, e os protestos se espalharam por outras cidades.

A última ameaça de Trump veio poucas horas depois que um agente de imigração atirou em um venezuelano que, segundo eles, estava fugindo de uma parada de trânsito em Minneápolis.

O Departamento de Segurança Interna dos EUA, que está supervisionando a repressão à imigração de Trump, disse que, durante o incidente de quarta-feira, duas pessoas atacaram o agente federal com um cabo de vassoura e uma pá de neve enquanto ele lutava com o venezuelano, que, segundo o departamento, estava nos EUA ilegalmente.

A Reuters não conseguiu verificar o relato feito pelo Departamento de Segurança Interna.

A Lei da Insurreição de 1807 permite ao presidente enviar militares ou federalizar soldados da Guarda Nacional de um Estado para reprimir uma rebelião, uma exceção às leis que proíbem o uso de soldados na aplicação da lei civil ou criminal.

(Reportagem de Doina Chiacu)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo