Correr para pegar ônibus todos os dias pode prolongar a sua vida
Manaus/AM - Um grupo de pesquisadores da Austrália apresentou uma solução para quem quer se manter saudável sem gastar muito tempo. Em um estudo publicado nesta quinta-feira (8) na revista Nature Medicine, eles mostraram que exercícios físicos intensos e com duração de um a dois minutos podem ser capazes de prolongar a vida.
Como exemplo, os autores do estudo citam até mesmo correr atrás do ônibus, brincar com crianças no quintal, tarefas domésticas e caminhadas rápidas.
A ideia é que a chamada "atividade física vigorosa intermitente no estilo de vida" (Vilpa, na sigla em inglês) seja repetida três ou quatro vezes durante o dia.
Eles estimam que essa prática seja capaz de reduzir em 40% a mortalidade por todas as causas, incluindo as associadas ao câncer. Em relação especificamente às doenças cardiovasculares, a queda é de 49%.
O principal autor do trabalho, o professor Emmanuel Stamatakis, do Centro Charles Perkins da Universidade de Sydney, entende que os "benefícios semelhantes ao do treinamento intervalado de alta intensidade podem ser alcançados por meio do aumento da intensidade de atividades incidentais feitas como parte da vida diária".
ASSUNTOS: Mundo