Astronautas da Nasa estão há seis meses presos no espaço
Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, da NASA, completaram seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) na quinta-feira (5). Inicialmente planejada para durar apenas uma semana, a missão foi prolongada devido a problemas técnicos na cápsula Starliner, da Boeing, que os levou ao espaço.
Lançados em 5 de junho, Wilmore e Williams foram os primeiros a viajar na nova espaçonave, que apresentou uma série de falhas durante a viagem. Diante dos imprevistos, a NASA considerou a cápsula insegura para o retorno e decidiu prolongar a estadia dos astronautas na ISS até fevereiro de 2025.
Apesar da situação atípica, os astronautas encaram a experiência com otimismo. "Estamos apenas em um caminho diferente", afirmou Wilmore. Williams, por sua vez, compartilhou seu entusiasmo com alunos de uma escola primária em sua cidade natal: "Gosto de tudo o que se refere a estar aqui em cima. Só o fato de viver no espaço é muito divertido."
A experiência dos dois astronautas, ambos veteranos em missões espaciais, tem sido fundamental para o sucesso da missão prolongada. Além de participarem de diversos experimentos científicos, eles também realizaram tarefas de manutenção na estação, como consertar um banheiro e limpar os dutos de ar.
ASSUNTOS: Mundo