Veja o que acontece quando um raio atinge a areia
Um único raio pode entregar 5 gigajoules, energia suficiente para abastecer uma família comum dos EUA por mais de um mês. Quando tal raio atinge uma área de areia como uma praia ou uma duna, as partículas de areia podem derreter e se fundir em menos de um segundo. A areia se funde a cerca de 1.800 graus Celsius, mas a temperatura de um raio pode atingir 30.000 graus, ou mais de 5 vezes a temperatura na superfície do sol. Se as condições forem adequadas, a areia fundida pode formar longos tubos ocos chamados fulgurites. O termo vem da palavra latina fulgur, que significa “relâmpago”. Embora raios atinjam a Terra pelo menos 1 milhão de vezes por dia, só raramente fulgurites são formados.

Fulgurites são normalmente encontrados sob a superfície da areia. A sua forma reflete o caminho que o raio levou conforme se dispersou no solo. Devido a isso, fulgurites às vezes são chamados “relâmpagos fossilizados”.
Fulgurites se parecem com raízes devido à sua ramificação, e têm uma superfície rugosa, coberta com grãos de areia parcialmente derretidos.Fulgurites foram descritos desde 1711 e são encontrados em todo o mundo, desde os picos das montanhas até no deserto do Saara, mas são considerados raros. Eles não são preciosos, mas são apreciados por muitos por seu valor científico. Fonte: AmusingPlanet
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.
ASSUNTOS: Meio Ambiente