Cientistas estudam o que levou mamíferos a voltar a viver nas águas

Por Portal do Holanda

11/05/2021 10h13 — em Meio Ambiente

Foto: Divulgação

A ciência já comprovou que alguns animais que nasceram nas águas se mudaram para a terra há muitos séculos, desenvolvendo membros para rastejar no chão.

Mas o contrário pode ter acontecido também?

A resposta a essa pergunta vem sendo buscada pelos cientistas que estudam as baleias e focas, cujos ancestrais imediatos voltaram para a água.

Para os cientistas, é evolutivamente muito mais difícil para os animais terrestres se mudarem para o mar do que o contrário, porque o ato de  aprender a nadar exige muito mais energia.

Mas foi com as caudas que os mamíferos marinhos desenvolveram o método mais eficiente de navegar, em vez de remar, o que gera diversos questionamentos sobre suas origens: eles teriam evoluído a partir de que ancestral? Seu ancestral também era aquático ou era terrestre? O ancestral tinha pernas?

As respostas, segundo os pesquisadores, estão sendo buscadas em estudos que prometem trazer mais informações sobre esses fascinantes mamíferos aquáticos.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Meio Ambiente