Área degradada entre conjuntos na zona Norte será avaliada
A Prefeitura de Manaus realiza estudos para a implantação de equipamentos públicos, como pista de caminhada e academia ao ar livre, numa área degradada ao lado da área verde dos Conjuntos Galileia e Renato Souza Pinto 1, na Cidade Nova, zona Norte. As análises são conduzidas por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e de Infraestrutura (Seminf) para levar melhor qualidade de vida aos moradores do loteamento e impedir que o local continue sendo utilizado como lixeira viciada.
.jpg)
A ação faz parte do Projeto Espaço Verde na Comunidade, desenvolvido pela Prefeitura de Manaus. Na tarde desta terça-feira, 23, o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, e o diretor do Departamento de Serviços Básicos da Seminf, José Roberto da Costa, realizaram vistoria no local.
O secretário Itamar Mar explicou que a área verde em questão possui algumas peculiaridades que precisam ser consideradas para a implantação de intervenções. “Neste local, onde já existe um campo de futebol de grandes dimensões, o entorno encontra-se bastante degradado e há nas proximidades um curso d’água que é um contribuinte do igarapé do Passarinho. Vou determinar que uma equipe do Departamento de Gestão Territorial e Ambiental da Semmas realize as devidas medições com a finalidade de identificar quais os trechos possíveis de se intervir e qual o uso aprovado para esta área para, aí sim, intervirmos”, afirmou Itamar Mar. A área verde do Conjunto Galileia tem 73.767 metros quadrados e a do Renato Souza Pinto 1, 14.550 metros quadrados.
A visita foi acompanhada pela subsecretária Aldenira Queiroz, representantes da Diretoria Técnica Operacional da Semmas e comunitários dos loteamentos. Os moradores acompanharam a equipe até outro trecho da área verde do Conjunto Renato Souza Pinto 1, bastante afetado pela erosão e também utilizado como lixeira viciada. Desde o início do ano, a Semmas vem realizando estudos para a identificação de áreas verdes aprovadas em projetos de loteamento onde é possível implementar as ações do Projeto Espaço Verde na Comunidade, que tem como finalidade promover a recuperação de áreas verdes realizando intervenções de plantio e instalação de equipamentos públicos em trechos degradados. A primeira área atendida foi a do Loteamento Campo Dourado, na zona Norte, entregue no último dia 2 de junho.
ASSUNTOS: Meio Ambiente