Briga entre detentos deixa um morto e dois feridos em presídio do AM

Por Portal do Holanda

02/01/2016 7h19 — em Policial

Maués|AM - Uma briga entre presos deixou um detento morto e dois feridos no presídio de Maués na tarde de sexta-feira (1º), distante 356 quilômetros de Manaus. O preso que veio a óbito foi identificado como Ivan Nepomuceno Alves, 28. Ele estava cumprindo o primeiro ano da sentença de 15 anos pelo crime de homicídio.

Segundo o diretor do presídio, Ademar Francisco Gruber, a vítima, na companhia de outros presos, espancou fisicamente, por volta das 14h, o detendo Elivanderson Souza, o “Passará”, que foi conduzido às pressas ao Hospital Geral Francisca Dinelli, zona Leste da cidade. O detento cumpre pena por violência doméstica e estava no presídio há quatro dias.

>>> CENAS FORTES: CLIQUE SOMENTE SE NÃO TIVER RESTRIÇÃO <<<

No momento em que o diretor da cadeia conduzia a primeira vítima ao hospital, uma nova briga surgiu. Dessa vez era Renato da Silva, que também havia sido espancado pelo mesmo grupo de presos liderado por Ivan. Gruber teve que pedir reforço policial e separou os presos. No momento em que Ivan era removido da cela, ele foi agredido por presos e tentou correr para saída do presídio, onde havia PMs da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar (10ª CIPM) fazendo a guarda. Pensando que se tratava de uma fuga, os policiais dispararam um  tiro contra o detento. Ele ainda foi conduzido ao hospital municipal, porém não resistiu aos ferimentos.

>>> CENAS FORTES: CLIQUE SOMENTE SE NÃO TIVER RESTRIÇÃO <<<

De acordo com Gruber, somente exames necroscópicos poderão apontar se a morte do detento se deve ao tiro disparado pelos PMs ou pela agressão física sofrida dentro do presídio.

Os dois detentos agredidos pelos grupo de Ivan seguem internados em estado grave e podem ser transferidos à capital a qualquer momento.

O caso foi registrado na 48ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), em Maués, onde será investigado.

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Policial