Dilma garante avalizar empréstimos internacionais e nacionais

Por Portal do Holanda

04/03/2016 15h45 — em Brasil

Brasília/DF– Os empréstimos financeiros nacionais e internacionais para que municípios e estados desenvolvam projetos de infraestrutura serão autorizados pelo Governo Federal ainda neste semestre. A confirmação, de acordo com o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, foi feita pela presidente Dilma Roussef, nesta sexta-feira, 4, durante reunião com o Comitê de Articulação Federativa e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), no Palácio do Planalto.

Segundo o prefeito Arthur Virgílio, que integrou a comitiva, a presidente explicou que a maioria dos pedidos de empréstimos, inclusive o de Manaus, estão em fase final de avaliação. No total, ela assinalou que US$ 12 bilhões devem ser liberados para este fim e serão divididos entre os municípios, de acordo com os projetos de cada um.

"Temos US$ 150 milhões aprovados pelo Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) apenas esperando que o Governo Federal autorize para que possamos ter estes recursos à disposição. Mas isso precisa ser feito urgentemente, caso contrário não teremos tempo para executá-los", explicou o prefeito.
O valor será aplicado nas áreas de infraestrutura, educação, sistema de gestão, inclusão social e geração de renda. Porém, mobilidade urbana e o sistema de transporte coletivo são os assuntos mais urgentes.



CPMF

Ainda de acordo com Arthur, a presidente também pediu apoio dos representantes dos municípios para a aprovação da Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF). "Ela disse que este imposto é uma saída para todos e que teria duração de quatro anos. Se não for aprovada, cada um teria que buscar saída para este momento”, ressaltou.

Durante o encontro, o prefeito disse ainda que reuniões como esta deveriam acontecer de forma mais rotineira e que é preciso definir as reformas previdenciária, trabalhista, administrativa e tributária, além da autonomia do Banco Central.

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Brasil