Manaus registra quase 40 ocorrências provocadas pela chuva

Por Portal do Holanda

20/01/2016 19h13 — em Amazonas

A Defesa Civil de Manaus registrou 36 ocorrências, até às 14h30 desta quarta-feira, 20, provocadas pela chuva. Os chamados foram, principalmente, das zonas Norte e Leste da cidade, por meio do número de emergência 199.

Na rua Barcelos, bairro da Praça 14 de Janeiro, zona Sul, uma casa alagou com risco de desabamento. De acordo com a avaliação técnica da Defesa Civil, a casa de madeira deteriorada pelo tempo foi construída em uma área alagadiça. O imóvel já foi cadastrado pelo Programa de Saneamento dos Igarapés de Manaus (Prosamim), com o número MC-1628, e tem sete compartimentos, dos quais seis estão alugados. As famílias foram orientadas a sair do local. Uma equipe da Secretaria Municipal da Mulher, Ação Social e Direitos Humanos (Semasdh) foi acionada para realizar o atendimento social.

Já na rua Margarida, bairro Aliança com Deus, um muro desabou e atingiu outras duas residências, uma teve parte da parede comprometida, a outra ficou com rachaduras. As famílias foram orientadas a isolar parte das casas que oferecem risco. O proprietário do muro se comprometeu em resolver o problema.

As equipes de plantão da Defesa Civil de Manaus, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) também estão nas ruas realizando atendimentos.

Na rua José Dutra, bairro Alfredo Nascimento, zona Norte, uma casa foi alagada depois do rompimento de um bueiro. Não houve registro de vítimas lesionadas, apenas perdas materiais. Uma equipe da Seminf foi acionada para verificar o problema.

As ocorrências de alagamentos, desabamentos de muros, deslizamentos de barrancos, riscos de desabamentos e deslizamentos e desabamento parcial de casa foram registradas nos bairros Nova Vitória, Alfredo Nascimento, Amazonino Mendes, Santa Etelvina, Bairro Novo, Jorge Teixeira, Nova Cidade, Cidade Nova, Parque das Laranjeiras, Praça 14, Parque São Pedro, Novo Reino, Campo Dourado,  Armando Mendes, Aliança com Deus, Puraquequara, e União da Vitória.

Até o fim do dia todas as ocorrências serão atendidas. A recomendação da Defesa Civil de Manaus em caso de riscos, é que os moradores saiam do imóvel, acionem a Defesa Civil por meio do 199, e aguardem a equipe.

 

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas