Compartilhe este texto

Temporada de inverno: de serras congelantes a refúgios de sol no Brasil

Por Portal Do Holanda

20/06/2025 18h10 — em
Brasil


Foto: Divulgação / Pixabay

O Ministério do Turismo divulgou dicas de viagens para o Brasil durante a temporada de inverno. O inverno no Brasil oferece uma diversidade de destinos que vão muito além das tradicionais cidades da Serra Gaúcha. De locais com geadas no Sul a noites frescas em meio à Chapada Diamantina, no Nordeste. 

Região Sul - Há opções para todos os gostos e em todas as regiões do país. O Sul do país é a região mais procurada para quem deseja curtir temperaturas mais baixas, com paisagens que remetem à Europa, gastronomia farta e até mesmo a possibilidade de neve.

-Gramado e Canela (RS): vizinhas e encantadoras, são o ‘carro-chefe’ do inverno no Brasil. Com arquitetura de inspiração alemã e italiana, as cidades oferecem restaurantes de fondue, chocolaterias e vinícolas. As temperaturas podem ficar próximas de 0°C. Além do charme das ruas floridas, do Lago Negro e da Catedral de Pedra, a região conta com o parque Snowland, que garante neve o ano todo.

-Bento Gonçalves (RS): conhecida como a capital brasileira do vinho, a cidade e o Vale dos Vinhedos se transformam em um cenário bucólico no inverno. O frio é um convite ao enoturismo, para quem gosta de degustar vinhos premiados e farta gastronomia italiana.

-São Joaquim e Urubici (SC): para os que buscam o frio mais intenso do Brasil, a Serra Catarinense é o lugar. Cidades como São Joaquim, Urupema e Urubici frequentemente registram as temperaturas mais baixas do país, com geadas e até neve, cobrindo de branco os impressionantes cânions, como o da Serra do Rio do Rastro, e as araucárias.

Sudeste - As serras dessa região oferecem um clima ameno e charmoso, com vilarejos aconchegantes, alta gastronomia e montanhas românticas com paisagens de tirar o fôlego.

-Campos do Jordão (SP): apelidada de "Suíça Brasileira", a cidade na Serra da Mantiqueira ferve na alta temporada com seu Festival de Inverno, restaurantes sofisticados e arquitetura europeia.

-Monte Verde (MG): um refúgio romântico com pousadas charmosas e lareiras. Trilhas com belas paisagens, como a da Pedra Redonda, são um atrativo para os dias de sol.

-Visconde de Mauá (RJ): com cachoeiras de águas cristalinas, a região atrai por seu clima rústico. As noites frias são um convite para aproveitar a gastronomia local, que mescla influências mineiras e a culinária da truta.

Nordeste - Apesar de ser conhecido pelas praias ensolaradas, o Nordeste brasileiro reserva surpresas para quem busca um clima mais fresco durante o inverno.

-Garanhuns (PE): a "Suíça Pernambucana" se destaca pelo seu famoso Festival de Inverno, um dos maiores eventos multiculturais do Brasil, com temperaturas que podem chegar a 15°C.

-Guaramiranga (CE): no Maciço de Baturité, é um oásis cercado por mata atlântica, com festivais de jazz e blues e produção de cafés de sombra.

-Piatã (BA): na Chapada Diamantina, é a cidade mais alta do Nordeste, garantindo as noites mais frias da região, onde os termômetros podem marcar menos de 10°C.

Centro-oeste - O inverno nessa Região é predominantemente seco, mas as noites frias podem ser surpreendentemente frescas, proporcionando um clima agradável e um céu limpo.

-Chapada dos Guimarães (MT): as noites podem ter temperaturas que caem para cerca de 15°C, e a cidade promove um animado Festival de Inverno em julho.

-Pirenópolis (GO): a charmosa cidade histórica também entra no clima com seu próprio festival, com noites frescas ideais para aproveitar os cafés e restaurantes do centro.

-Corumbá (MS): no Pantanal, o inverno é a estação da seca, o que favorece a observação da vida selvagem sob noites mais frescas e de céu estrelado. 

Norte - Para aqueles que desejam fugir das baixas temperaturas, o Norte se apresenta como o refúgio ideal. Devido à sua localização, a região não possui um inverno frio como o restante do país. O clima quente é convidativo para o ecoturismo, passeios de barco e a imersão na maior floresta tropical do mundo. Chamado de inverno amazônico é justamente nesse período que ocorre a seca do Tapajós e as praias surgem promovendo um clima de "verão" em pleno "inverno".

-Parintins (AM): conhecida como a "Ilha da Magia", é o destino perfeito para quem quer mergulhar na cultura amazônica. É a época do Festival Folclórico de Parintins que, com seus bois Caprichoso e Garantido garantem um espetáculo de cores e saberes que só a Amazônia é capaz de oferecer. Imperdível!

-Santarém e Alter do Chão (PA): é a oportunidade perfeita para que prefere trocar o cachecol e o vinho pelo protetor solar e um mergulho em águas cristalinas. Ideal para quem busca passeios em trilhas, banhos de cachoeiras e atividades em rios, esse período de seca revela as belas praias sazonais em Alter do Chão, tornando a região ainda mais atraente. Natureza pura!

-Jalapão (TO): Julho é um mês ótimo para visitar os fervedouros e cachoeiras, que, nesta época, apresentam águas mais cristalinas e dias mais ensolarados! E, claro, não podemos esquecer do pôr do sol nas dunas, que revela paisagens incríveis.

 

Com informações do Ministério do Turismo


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil