Compartilhe este texto

Técnica de Enfermagem é afastada por simular vacinação em idosa; veja vídeo

Por Portal Do Holanda

29/01/2021 7h07 — em
Brasil


Técnica simulou vacinação  - Foto: Divulgação

Um vídeo de uma idosa recebendo a dose da vacina contra a covid-19 em Alagoas, viralizou nas redes sociais nessa quinta-feira (28), após familiares perceberem que a técnica de enfermagem tinha apenas simulado a aplicação do imunizante. A profissional foi afastada da função após a ampla repercussão do caso.

 

 

As imagens feitas pela cuidadora mostram que a técnica introduz a agulha no braço da idosa, mas não injeta o líquido. O ato só foi percebido porque a mulher enviou o vídeo para o grupo da família comemorando a imunização e um parente que é médico, percebeu a farsa e alertou a cuidadora.

Imediatamente a idosa foi levada de volta ponto de vacinação e a cuidadora questionou a ação. A coordenadora do posto não acreditou na versão, mas liberou a dose, depois de ver a gravação.

Após o episódio ir parar na internet e levantar vários questionamentos à respeito da transparência da campanha de vacinação, a técnica foi afastada. A Secretaria de Saúde de Maceió classificou a atitude da profissional como  “falha humana” e disse que a partir de agora, os profissionais terão que mostrar a vacina cheia e após a aplicação, a vacina vazia para atestar que a dose foi administrada.

A Secretaria também disse que o fato foi um caso isolado e que a servidora trabalha há muito tempo na área e nunca apresentou desvio de conduta. O Ministério Público de Alagoas (MP/AL) afirma que vai investigar o caso. Para a família da idosa de 85 anos que estava isolada há mais de 10 meses, é preciso haver fiscalização para que casos como esse não se repitam e coloquem em dúvida toda a campanha.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil