Compartilhe este texto

STF torna ilegal expor de histórico de vítima de estupro nos tribunais

Por Portal Do Holanda

23/05/2024 16h24 — em
Brasil


Foto: Carlos Moura/SCO/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, tornar inconstitucional a prática de desqualificar a vítima de crimes sexuais em audiências judiciais e investigações. A decisão se estende não só para crimes sexuais, mas também casos da Lei Maria da Penha e de violência política de gênero. 

Pela decisão, esses pontos não poderão mais ser usados como argumento das defesas de acusados dos crimes sexuais. Os policiais, promotores e juízes também ficam proibidos de tratar desses pontos. Os representantes dos órgãos do Estado devem atuar para impedir atos de desqualificação, sob pena de responsabilização. 

A decisão veio após pedido da Procuradoria Geral da República (PGR), em que foram apresentadas duas situações a serem analisadas pelo STF. Uma delas a prática inconstitucional, quando "o aparato jurisdicional admite como válido ou reproduz, mesmo veladamente, discurso de culpabilização da vítima de crime de estupro". 

Eles sustentam o argumento que o magistrado não pode considerar o histórico da vítima para estimar uma pena.
 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil