Pernambuco registra 4 suspeitas de intoxicação por metanol; Brasil tem 41 notificações
Pernambuco registrou quatro suspeitas de intoxicação por metanol, sendo três oficialmente notificadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e uma em investigação pela Polícia Civil. Os casos se somam ao cenário nacional, que já contabiliza 41 notificações até esta quarta-feira (1º), das quais 37 ocorreram em São Paulo, incluindo uma morte confirmada.
O Amazonas não registrou até o momento nenhum caso suspeito. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas alertou, no entanto, sobre cuidados em meio à possibilidade de adulteração de bebidas. "Evitem consumir bebidas alcoólicas de origem duvidosa, principalmente as vendidas em mercados informais ou com preços muito abaixo do normal. A segurança da saúde começa pela escolha consciente”, orientou O diretor de Vigilância Sanitária Jackson Alagoas
Casos em Pernambuco
- Lajedo: duas mortes e um caso de perda de visão.
- João Alfredo: uma morte.
- Outro caso em Lajedo: morte de Jonas da Silva Filho (29 de agosto), não contabilizada pela SES, mas investigada pela polícia.
Brasil
O Brasil já soma 41 notificações de intoxicação por metanol, segundo o CIEVS Nacional, sendo 37 em São Paulo (10 confirmadas e 27 em investigação) e 4 em Pernambuco. Até agora, seis mortes estão relacionadas ao caso: uma confirmada e cinco sob apuração. O Ministério da Saúde orientou estados e municípios a notificarem imediatamente qualquer suspeita e reforçou protocolos de atendimento. O consumo de bebidas adulteradas com metanol, usado na indústria e altamente tóxico, tem causado casos graves de internação, perda de visão e mortes, principalmente em São Paulo.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil