Compartilhe este texto

Ministério da Justiça cita falhas em carceragem sobre fuga de presos em Mossoró

Por Portal Do Holanda

05/04/2024 11h50 — em
Brasil


Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte — Foto: Divulgação Senappen

O relatório do Ministério da Justiça sobre a fuga dos dois prisioneiros da penitenciária de segurança máxima em Mossoró cita falhas no procedimento de carceragem. A dupla fugiu no dia 14 de fevereiro e foi recapturada na quinta-feira (4), 50 dias após o ocorrido.

Uma apuração do Ministério da Justiça afirma que houve falhas em procedimentos, mas descarta corrupção de agentes na fuga dos presos da penitenciária federal de Mossoró. A conclusão consta em relatório da corregedoria-geral da Corregedoria-Geral da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), responsável pelo relatório.

O órgão já havia apontado que a fuga foi resultado de diversas falhas internas, sendo a principal a falta de revistas, que deveriam ocorrer diariamente. Sem elas, não foi possível que os servidores detectassem o buraco que os presos estavam fazendo na luminária da parede por onde escaparam.

Conforme o relatório, 10 servidores do Penitenciária Federal de Mossoró responderão a processos administrativos.

Durante os 50 dias em que estiveram fora da cadeia, Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento saíram do Rio Grande do Norte e percorreram pelo Ceará, Maranhão e Pará, onde foram presos.

O objetivo da dupla era sair do país pela fronteira em Rondônia, mas o plano foi frustrado após serem capturados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Eles retornaram à Mossoró na madrugada desta sexta-feira (5).


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil