Compartilhe este texto

Lula pede libertação de Julian Assange, preso por expor crimes de guerra dos EUA

Por Portal Do Holanda

20/05/2024 14h16 — em
Brasil


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu, neste domingo (19), a libertação do jornalista Julian Assange, detido desde 2019 em uma prisão de segurança máxima,  em Londres, por vazar informações confidenciais dos Estados Unidos. 

"O jornalista que deveria ter ganhado o Prêmio Pulitzer ao revelar segredos dos poderosos, ao invés disso está preso há 5 anos na Inglaterra, condenado ao silêncio de toda a imprensa que deveria estar defendendo a sua liberdade como parte da luta pela liberdade de expressão. Espero que a perseguição contra Assange termine e ele volte a ter a liberdade que merece o mais rápido possível.", disse Lula no X, antigo Twitter. 

Assange responde a 18 acusações, baseadas na Lei de Espionagem. A declaração de Lula ocorreu na véspera do julgamento de Assange pela Justiça do Reino Unido, que poderia extraditá-lo aos EUA. Se condenado no país norte-americano, a pena pode chegar a 175 anos de prisão. 

Ao todo, mais de 500 mil documentos confidenciais dos EUA foram expostos, entre os quais há denúncias de crimes de guerra e espionagem realizados pelo governo norte-americano em outros países, incluindo o Brasil.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil