Foragida, Zambelli diz ter se emocionado com apoio em ato na Paulista
A deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP), que está foragida na Itália, afirmou ter se emocionado ao ser mencionada durante ato da direita bolsonarista na avenida Paulista, em São Paulo, no último domingo (29). Em mensagem enviada à CNN, Zambelli disse que ficou feliz com a lembrança de seu nome, citando o início de sua trajetória política em manifestações na mesma avenida durante o governo Dilma Rousseff (PT).
A parlamentar foi lembrada publicamente pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que pediu aplausos em homenagem a ela. Zambelli enfrenta um processo de cassação na Câmara dos Deputados e, segundo seus advogados, deve apresentar defesa por escrito nos próximos dias à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que analisa o caso.
O processo contra a deputada tramita desde sua condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em maio deste ano. Ela foi sentenciada a 10 anos de prisão por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e também foi punida com a perda de mandato e multa de R$ 2 milhões. A decisão foi confirmada por unanimidade pela Primeira Turma do STF.
Segundo o relator do caso na CCJ, deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), o parecer será elaborado após o fim do prazo para a apresentação da defesa. A expectativa é de que a votação no colegiado e, posteriormente, no plenário da Câmara, ocorra somente após o recesso parlamentar, em agosto.
ASSUNTOS: Brasil