Contas do PT no Whatsapp são banidas

Por Portal do Holanda

07/07/2020 14h33 — em Brasil

Foto: Divulgação

O Whatsapp baniu nove contas do Partido dos Trabalhadores desde o último dia 25 de junho por conta do envio automatizado de mensagens, algo que foi caracterizado como spam político. A informação é da coluna Tilt, do site Uol. 

Segundo o Whatsapp, spam e envio automático de mensagens são ações proibidas na plataforma. Das nove contas banidas do PT, quatro foram restabelecidas.

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, citou que a punição é seletiva, pois conforme ela o Facebook, dona do Whatsapp, possui um “lado político” e pode estar adotando ações contra agentes políticos favoráveis ao Projeto de Lei das Fake News, aprovado no Senado. 

Gleisi enviou uma carta para o Facebook cobrando explicações pelo banimento das contas e ameaça processar a empresa. 

O PT estava realizando o envio de inúmeras mensagens e Gleisi confirmou a contratação de uma empresa de disparos que estava direcionando para as contas do partido, que segundo ela era para manter contato com os filiados.

O envio de spam não é proibido pela legislação brasileira, mas o Whatsapp mantém regras contra essa prática e possui mecanismo identificados para impedir os envios. 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Brasil