Compartilhe este texto

Busto de bronze da Imperatriz Teresa Cristina é roubado no RJ

Por Portal Do Holanda

31/01/2019 15h38 — em
Brasil


Foto: Divulgação Prefeitura

Um busto de bronze da Imperatriz Teresa Cristina foi roubado da Praça Itália, na Avenida Presidente Antônio Carlos, no Centro do Rio, na madrugada da última quarta-feira (30).

Segundo o G1 Rio de Janeiro, inaugurado no dia 29 de novembro de 2008, ano de comemoração pelos 200 anos da vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil, o busto era uma homenagem à comunidade italiana na cidade, por conta da nacionalidade da imperatriz Teresa Cristina. O autor da obra é o artista plástico José Luiz Ribeiro.

A cerimônia de lançamento da peça de bronze contou até com a presença da então ministra dos Direitos Humanos italiano, Mara Carfagna.

O Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro enviou, nesta quinta-feira (31), um documento assinado pelo Cônsul Geral Paolo Miraglia Del Giudice para a Prefeitura do Rio lamentando o ocorrido e pedindo a ajuda do poder público para recuperar o monumento.

O perfil oficial de uma das redes sociais do consulado também alertou para o desaparecimento do busto. "Lamentamos o desaparecimento do busto da Imperatriz Teresa Cristina que representava uma homenagem à comunidade italiana, inaugurada na Praça Itália, adjacente ao Consulado. Foi feito um comunicado à Prefeitura do Rio e esperamos que sejam tomadas medidas cabíveis".

A Prefeitura do Rio informou, na tarde desta quinta-feira (31), que a Gerência de Monumentos e Chafarizes, vinculada à Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente, já vistoriou a Praça Itália e constatou o furto do busto da imperatriz Teresa Cristina. Segundo a nota divulgada, a secretaria registrará o boletim de ocorrência na 5ª Delegacia de Polícia (Centro).

Segundo funcionários do consulado italiano, a Praça Itália, local onde ficava o monumento, também está abandonada pelo poder público, inclusive com a presença de muitos moradores de rua no local. "A gente realizava muitos eventos lá, mas hoje ficamos com medo de fazer qualquer coisa", comentou uma funcionária que não quis se identificar.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil, busto, roubo, Brasil

+ Brasil