Compartilhe este texto

Brasil envia blindados para reforçar fronteira com a Venezuela; saiba motivo

Por Portal Do Holanda

06/12/2023 15h36 — em
Brasil


Veículo blindado anfíbio Guarani — Foto: Exército Brasileiro/Divulgação

O Brasil vai enviar 28 veículos blindados e uma tropa de 150 soldados do Exército para a região da fronteira com a Venezuela após o governo venezuelano disputar com a Guiana o território de Essequibo, que é disputado entre os paízes há mais de 100 anos.

O objetivo do reforço militar brasileiro é evitar que o conflito entre os dois países vizinhos chegue ao território brasileiro. Se a Venezuela precisasse fazer uma incursão até a Guiana, haveria necessidade de passar pelo Brasil.

Uma estimativa aponta que a Guiana tenha reservas de 11 bilhões de barris de petróleo, sendo que a parte mais significativa está no mar, perto de Essequibo. Mas a Venezuela afirma ter direito sobre o território com base em documentos internacionais resultando na disputa dos dois países.

Um referendo feito, no domingo (4), mostrou que 95% dos eleitores votaram para que o a Venezuela incorpore o Essequibo em seu mapa, mas o país não é obrigado a executar isso.

Já o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, propôs criar uma lei para a criação da província, a qual iria anexa o Essequibo como parte da região venezuelana.

Nicolás Maduro divulgou versão do novo mapa da Venezuela em uma rede social — Foto: Reprodução

Uma versão de um mapa da Venezuela, onde consta o Essequibo, foi publicada pelo presidente nas redes sociais.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil