Compartilhe este texto

O ESTILO "MANO MENEZES" DE OMAR


Por Raimundo de Holanda

20/11/2012 0h00 — em
Bastidores da Política



Depois de dois anos com o mesmo time, o governador Omar Aziz deve anunciar nas próximas semanas uma mexida ainda tímida no seu secretariado. A novidade pode ser a deputada Rebecca Garcia(PP), convidada a assumir a secretaria de Governo. Na Fazenda, é certa a substituição de Isper Abrahim por Afonso Lobo. Na Seas,  Regina Fernandes já arruma as gavetas. Para o cargo estão cotados os vereadores Leonel Feitoza e Glória Carrate.

 @@@

O atual secretário de Governo, George Tasso, que é amigo pessoal do governador e considerado um técnico competente, vai ganhar nova missão: comandará a Unidade Gestora da Cidade Universitária, um projeto que Omar quer ver realizado em grande parte ainda no seu governo.

@@@

Omar, no seu estilo Mano Menezes, quer ver o time jogar  e segura o quanto pode as substituições. O problema para uma mexida "radical" é a falta de quadros e o risco, sempre presente, de a máquina travar.

@@@

O ex-prefeito Serafim Correa viveu esse problema. Assumiu  a prefeitura de Manaus em 2005 montando uma equipe nova, que mesclava cérebros saídos da universidade com técnicos do Sebrae. Resultado: a máquina travou.

GOVERNADOR PREFERE O ANONIMATO


O governador Omar Aziz já está em Manaus. Desembarcou no domingo e preferiu o anonimato. Não foi sequer à abertura do Congresso Internacional de Segurança para Grandes Eventos que acontece até quarta-feira no Tropical Hotel. O evento foi aberto pelo vice-governador José Melo. A imprensa toda estava à espera de Omar.

@@@

Os investimentos em segurança foram a principal promessa de Omar na reeleição em 2010. Manter-se distante de um evento como esse é um sinal de que o governador não quer holofotes pelo menos até o fim do feriadão.

ARTUR SE MANTÉM LONGE


O prefeito eleito Artur Neto (PSDB) continua ausente da cidade. Depois de passar por Brasília e São Paulo, decidiu ficar mais alguns dias no Rio de Janeiro. O desembarque em Manaus só no dia 26.

DISSE, NÃO DISSE

Depois de denunciar a existência de turismo sexual no Amazonas em sessão da Câmara Municipal de Manaus,  o vereador Elias Emanuel (PSB) teve que depor na CPI que investiga o assunto na Câmara dos Deputados no último dia 13. Por lá o vereador disse que não tem indícios comprobatórios. Pior, falou que não conhece a pessoa que lhe fez a denúncia e aceitou a palavra de dirigentes da AmazonasTur negando tudo.

QG DA TRANSIÇÃO

A exemplo do que ocorreu em 2008, mais uma vez a sede da Fundação Escola de Serviço Público está servindo de guarida para os técnicos da transição municipal. Na próxima semana, o grupo deverá iniciar uma série de visitas às sedes das secretarias e demais órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura de Manaus.

BRAGA E AS ELÉTRICAS


Segundo a coluna Rada da Revista Veja, o senador Eduardo Braga (PMDB) e a ministra Ideli Salvatti se reuniram no Planalto para traçar a estratégia da tramitação da MP 575, que trata da desoneração do setor elétrico.

@@@

Diz a coluna que a preocupação é uma só: encontrar um jeito de conter Eduardo Cunha e sua turma.

@@@

"No encontro ficou decidido que, até a MP entrar em pauta, é necessário enviar o seguinte recado à Cunha: segure o apetite."

@@@

"Pior para Henrique Eduardo Alves, que precisará decidir se atuará como líder do governo ou alinhado ao aliado."

AMAZONAS ENERGIA E O CAOS

O jornalista Felipe Patury, da Revista Época, revelou que a Eletrobras acaba de concluir que o desempenho da estatal é gravemente comprometido pelo caos administrativo-financeiro das cinco distribuidoras estaduais de energia que não foram privatizadas: as centrais de Manaus, do Amazonas, de Rondônia, do Acre e do Piauí. Juntas, elas já devem mais de R$ 4 bilhões e não conseguem sair do prejuízo.

@@@

A Eletrobras quer vendê-las, mas não encontra interessados em comprá-las. A situação tende a piorar com a provável redução no faturamento a partir do próximo ano em razão da redução das tarifas de energia.

PROCESSOS EM PAUTA

Na agenda do Tribunal Regional Eleitoral desta semana devem ser julgados os processos nºs 420-05.2011.6.04.0000 – Classe 24  e  7-89.2011.6.04.0000 – Classe 42. No primeiro figura o vereador Luiz Alberto Carijó contra o PTB, enquanto no segundo é o Ministério Público Eleitoral contra o deputado Belarmino Lins. Nelson Azedo também está na pauta. A semana promete ser movimentada.

DEU CERTO
 
Sem informar a data do ocorrido, o portal Vermelho divulgou nota dizendo que o apresentador da TV Globo, Jô Soares, teria corrigido acusações feitas contra a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) em entrevista concendida pelo jornalista Ricardo Noblat no Programa do Jô.

O RETORNO

 
O vereador Joaquim Lucena (PSB), que não conseguiu se reeleger com os 2.167 votos obtidos na última eleição, não deve se apertar por trabalho. Está pensando em voltar à sua carreira musical onde já fez música brega em parceria com seu amigo Antonio Marazza nos anos 1990.
 
SENADORES NO TRAMPO

O expediente no Senado Federal, nesta terça-feira, deve ser normal e entre os projetos a serem apreciados está o PLC 18/2010, do deputado José Guimarães (PT) que limita a aplicação de recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO) à região onde foram realizadas as operações. Com isso, empresas com filiais no Sudeste, por exemplo, não vão poder usar esses fundos fora da jurisdição.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.