Compartilhe este texto

"Filho duma égua..."


Por Raimundo de Holanda

27/03/2012 0h02 — em
Bastidores da Política



A pergunta que perturba  Amazonino é: "quantos paraenses votaram em mim em 2008?"  Muitos.  São migrantes atraídos pela oferta de trabalho em Manaus e que gostam de expressões populares empregadas pelo prefeito, como "Negão","caboco",  "Filho duma égua..."

 

Dos 1,4 milhão de eleitores aptos a votar nas eleições deste ano em Manaus,  cerca  120 mil são oriundos do Pará. Os dados ainda não estão fechados pelo Tribunal Regional Eleitoral, mas nas eleições de 2008 os paraenses já somavam  133.336 eleitores em todo o estado, a maioria radicada em Manaus. Os cearenses eram 30.469 em 2008 e os maranhenses 27.421. Em quatro anos esse quadro praticamente se estabilizou, mas os paraenses, em maior número, ainda são decisivos.

@@@

Em 2008 Amazonino Mendes foi para o segundo turno contra Serafim Correa com o placar de 402.717 votos contra 200.423. No segundo turno, nova vitória de Amazonino com 495.460 a 371.84 votos. A pergunta que perturba o atual prefeito é: "quantos paraenses votaram em mim em 2008? " Provavelmente muitos.  São migrantes simples, atraidos pela oferta de trabalho em Manaus e que gostam de expressões populares, muito empregadas por Amazonino,como "Negão","caboco","bora logo", "filho duma égua."

Laços rompidos


Havia uma simbiose entre esses eleitores e o prefeito de Manaus, até aquele encontro fatídico de Amazonino com uma moradora de área de risco, onde ele insistiu  que  deixasse o local e, irritado, enfatizou que se ela permanecesse ali  morreria. A mulher insistiu em ficar e, sem paciência, o Negão respondeu:"Então morra!".  Quebrou-se ali os laços e a magia que uniam  o prefeito a esse eleitorado. O estrago causado poderá ser mensurado apenas com a abertura das urnas,em novembro.

Policiais federais assustam servidores da Aleam

Depois de tantas operações com a prisão de políticos envolvidos em corrupção, houve um momento de susto ontem no prédio da Assembleia Legislativa. De repente, o hall de entrada foi invadido por policiais federais querendo saber onde ficava o plenário. Seguranças e assessores se olharam sem jeito e houve quem corresse para avisar da chegada dos “marshalls”. Mas logo tudo foi explicado. Eles chegavam para a homenagem post-mortem aos agentes Mauro Lobo e Leonardo Matzunga Yamagutti, mortos em combate com traficantes de drogas em 2010. Eles receberam a Medalha do Mérito Legislativo Ruy Araújo.

Romero alfineta Braga

Em entrevista concedida ao jornal Folha de S.Paulo, desta segunda-feira, 26, o senador Romero Jucá (PMDB/RR) disse que durante os 12 anos em que foi líder do governo no  Senado não fez nada de recriminável, ao se referir à declaração do senador Eduardo Braga (PMDB/AM), de que ia inaugurar novas práticas no Senado.

@@@

Romero Jucá foi mais longe ao afirmar que Braga continua fazendo o que ele, Jucá, fez, além de duvidar que Braga consiga mudar a relação entre o Legislativo e o Executivo.

Defesa de Sabino impressiona pelas páginas

Jornalistas e servidores ficaram surpresos com o calhamaço de papel (150 folhas) que o advogado Délcio Santos encaminhou ao TRE-AM. Trata-se do embargo de declaração do deputado cassado Sabino Castelo Branco que tenta reverter sua cassação.

@@@

E por falar em Sabino, seu programa de TV se resumiu a míseros 30 minutos  e a determinação para que ele não critique Governo e Prefeitura continua mantida

BB assegura conta

O secretário Sildomar Abtibol da Semasdh contratou sem licitação, ao custo de R$ 50 mil, o Banco do Brasil para que a entidade promova o repasse dos benefícios concedidos pela pasta aos favorecidos dos programas sociais oferecidos pela secretaria

Tucanos ensaiam voo

A visita do ex-presidente FHC serviu para “oxigenar” o sangue dos tucanos amazonenses. Ontem, Paulo De Carli disse que o partido vai entrar de cabeça nestas eleições municipais e pretende fazer uma superbancada de 10 a 12 vereadores em Manaus. “O projeto mesmo é 2014, mas 2012 se encaixa nesse objetivo”, disse. Até o final de abril deve sair o Projeto de Governo para Manaus e então será marcada uma prévia para escolher o candidato à prefeitura. “Vamos ter candidato, sim”, garantiu.

O circo é onde mesmo ?

Raimundo Nonato Nascimento Andrade, o palhaço Lero Lero disse ontem, durante  tribuna popular em homenagem ao Dia do Circo (27), que não agüenta mais “participar de audiência pública e não resolverem nada”. Como quase ninguém deu ouvidos ao que ele dizia, insistiu: “Eu fico constrangido de estar aqui falando e ninguém prestar atenção. Uns conversando, outros falando ao celular”. Como ainda assim foi ignorado, disparou: “A gente vem aqui e ficam empurrando a gente de um lado pro outro, fazendo a gente de palhaço mesmo!”

Leonel desconfiado
 
Ex-presidente da casa e relator da CPI da Água de 2005, Leonel Feitoza não confia nos funcionários da Câmara de jeito nenhum. Para a assessoria técnica da CPI atual, ele quer técnicos de órgãos externos ou contratados. “Temos que ter pessoas capacitadas. Infelizmente os funcionários da Câmara não conhecem de contratos, não sabem analisar um contrato econômico financeiro”, disse ontem na primeira reunião da comissão.

Cartas na mesa

Derrotado no primeiro round quando defendeu sua independência parlamentar para falar de questões da CPI, mas foi “abafado” pelos outros quatro membros, Waldemir José ainda tentou dar a volta por cima. Propôs a criação de subcomissões dentro da CPI, assim, ele poderia ter seu espaço exclusivo. Levou um não de Leonel Feitoza: “Subcomissões não são funcionais nessa situação, já que o vereador ficaria direcionado a um só aspecto da investigação”.

Hiissa vai na base do feijão


Apesar do entusiasmo do presidente Guto Rodrigues, o PPS não terá recursos para bancar uma campanha majoritária a prefeito de Manaus se depender das feijoadas de fim de semana. Mas Guto parece não ligar para as somas milionárias que os marqueteiros dizem que vai custar uma campanha a prefeito. Depois de vender 500 feijoadas no sábado passado, ele já definiu o regabofe como um dos principais meios de arrecadar fundos para o seu candidato Hissa Abrahão.
 
Sem projetos

A serem verdadeiras as informações que constam no perfil dos vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), tem gente que não produz nada. De onze vereadores com perfis consultados nesta segunda-feira, 26, os vereadores Ademar Bandeira (PT), Cida Gurgel (PRP) Dr. Denis Almeida (PDT), Eloi Abreu (PSB ou PTN? aparecem as duas siglas com seu partido) e Francisco da Jornada (PDT) não têm nenhum projeto registrado ali nos fins de seus mandatos

Só advertência

O prefeito Amazonino Mendes parece que arregou de expulsar a Águas do Amazonas de Manaus, como prometera. A julgar pelos pareceres oferecidos pela procuradoria do município, que indicou quatro advertências e negou outras duas em seis processos administrativos contra a concessionária, o Negão vai ficar só no blá, blá, blá.

Cadastro reserva


A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vão fazer concurso público para preencher 57 vagas e mais 1.910 para cadastro reserva. Se comparecerem só 8.000 candidatos, o gasto com o concurso vai ser de R$ 476,64 mil.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.