Compartilhe este texto

Votar também é assumir riscos


Por Raimundo de Holanda

26/10/2025 18h46 — em
Bastidores da Política


  • Numa gestão democrática e compartilhada, governante e cidadãos assumem riscos.

O Amazonas vai escolher em 2026 o próximo governador, 24 deputados estaduais, oito federais e dois senadores. Nomes há e alguma indicação de quem tem melhor perspectiva de chegar ao poder.

Mas, se aparentemente basta ter o nome lembrado pelos eleitores, como revelam os institutos de pesquisa, os pré-candidatos precisam dizer porque se habilitaram a representar o povo do Amazonas e quais compromissos são capazes de assumir em eventual eleição.

E precisam ter compromissos reais com as pessoas, a começar divulgando, com a antecedência necessária, planos de governo para discussão  exaustiva com setores representativos da sociedade. 

Caso eleitos, aplicá-los a partir de consultas públicas, tornando seu êxito ou fracasso uma ação coletiva. Numa gestão democrática e compartilhada, governante e cidadãos assumem riscos. 

 

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazonas, eleiçoes 2026

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.