Compartilhe este texto

Um professor em apuros


Por Raimundo de Holanda

11/12/2016 23h33 — em
Bastidores da Política



O professor Sérgio Ricardo Nozawa possui um curriculo invejável: é  doutor em química, tem mestrado  em bioquímica e pós-doutorado em genética, mas teve o nome manchado depois que recorreu ao CNPq e conseguiu recursos para desenvolver, na Universidade Nilton Lins,  projeto de “Degradação ambiental na área urbana da cidade de Manaus", a partir do uso de peixes como marcadores biológicos. O projeto não saiu do papel e o professor também não prestou contas nem disse onde colocou o dinheiro.

O TCU alegou que ao não apresentar  sua defesa,  Sérgio Ricardo Nozawa deixou de produzir prova da regular aplicação dos recursos sob sua responsabilidade, "em afronta às normas que impõem aos gestores públicos a obrigação legal de, sempre que demandados pelos órgãos de controle, apresentar os documentos que demonstrem a correta utilização das verbas públicas". E determinou a devolução, já com multas, de meio milhão de reais. 

Agora, para complicar a situação do professor, quem está na cola dele é o Ministério Público Federal.

Semana passada o procurador  Alexandre Jabor determinou a instauração de inquérito com a finalidade de “apurar, sob o aspecto cível e criminal, irregularidades constatadas pelo TCU "em razão da omissão no dever de prestar contas dos recursos oriundos do CNPq, relativos à concessão de auxílio financeiro para projeto junto ao Centro Universitário Nilton Lins.

Quer dizer, essa coisa de pegar dinheiro público através de facilidades e dar a ele uso indevido, não é coisa somente de politicos. Como dissemos ontem, a socieadade apodreceu.  (RH). 

 NADA DO DELEGADO. SÓ MORTES

 Com 70 dos seus melhores homens e cães farejadores, as polícias militar e civil estadual estão caçando na selva de Coari os narcotraficantes colombianos suspeitos do desaparecimento do delegado Thiago Garcez, que hoje completa uma semana. Ontem chegaram a um confronto armado contra dois deles na mata, mas não conseguiram a rendição e ambos acabaram mortos. Com isso, a pista ‘esfriou’ mais uma vez a solução do caso continua incerta. Certo mesmo é que os narcotraficantes da Colômbia em sua maioria são oriundos das FARCs, e possuem treinamento militar de guerrilha na selva.

RISCO NA DIPLOMAÇÃO

Na próxima segunda-feira o TRE realiza a cerimônia de diplomação do prefeito Arthur Neto de seu vice Marcos Rotta e dos 41 vereadores eleitos em Manaus. Nos municípios do interior, onde a diplomação é feita pelos juízes eleitorais das comarcas, pelo menos nove prefeitos correm o risco de não serem diplomados, por conta de processos na justiça que os incluem na Lei da Ficha Limpa.

MANDATO AMEAÇADO

O mandato do presidente Michel Temer fica cada vez mais ameaçado de escorrer pelo ralo. Delatado por um executivo da Odebrecht e com uma ação de impeachment já protocolada contra ele, Temer fechou a semana com a aprovação do seu governo caindo para 51%, segundo o Datafolha. Mas o levantamento foi feito antes de surgir a delação da Odebrecht com citações ao presidente. E 63% dos brasileiros já querem que ele renuncie.

@@@

Talvez para acalmar a ‘ira política’ no país, Temer incluiu a cachaça no Simples, junto com o vinho e a cerveja artesanal, o que vai baixar os impostos em 40%. Com a ‘branquinha’ mais barata o povo pode se divertir mais e esquecer um pouco a corrupção

Clique para baixar arquivo

Siga-nos no

ASSUNTOS: bastidores, CNPQ, Corrupção, Manaus, MPF, tcu

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.