A rebelião dos novos excluídos
O Congresso Nacional, as Câmaras de Vereadores e as Assembleias Legislativas têm aprovado milhares de projetos de lei. A maioria contendo generosos benefícios para uma parcela da sociedade. No desejo de incluir os excluídos, esses projetos criam exclusão que afeta diretamente outros brasileiros.
Isso explica por que o país está tão polarizado, ou porque as políticas afirmativas estão se exaurindo diante do crescimento da extrema direita.
O que ocorre é que os "novos excluídos" pelas políticas afirmativas (e de gênero) começam a se rebelar.
O que os políticos estão criando é um país de desiguais, na medida em que estabelecem privilégios em nome de uma suposta reparação por danos seculares causados aos negros, aos índios, aos homossexuais e...
Num país onde a Constituição garante igualdade de direitos, há uma clara violação desse princípio.
ASSUNTOS: extrema direita, política afirmativa, politica de gênero, privilégios
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.